UTFPR-DV participa da elaboração do Programa Cidades Amigas da Pessoa Idosa

A finalidade é incentivar os municípios a adotarem medidas para envelhecimento saudável.

Image
  • 10 de Junho de 2021
  • Foto: Assessoria

  • 678

A UTFPR de Dois Vizinhos participou, em 2019 e 2020, juntamente com o campi de Pato Branco e Francisco Beltrão e da UFFS de Realeza, de projeto de assessoria aos municípios do Sudoeste para a elaboração do Plano Municipal da Pessoa Idosa. Os trabalhos contaram com a caracterização e mapeamento do município, a pesquisa de campo e o plano de ação em nove eixos temáticos. A finalidade é incentivar os municípios a adotarem medidas para o envelhecimento saudável, contribuindo para a qualidade de vida da pessoa idosa.

O reconhecimento “Cidade Amiga do Idoso” é dado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para as cidades que estimulam o envelhecimento ativo ao otimizar oportunidades para saúde, participação e segurança, a fim de aumentar a qualidade de vida no envelhecimento, levando em conta as diferentes necessidades e capacidades do idoso. Desde 2008 está sendo dada essa certificação aos municípios que adaptam suas estruturas e serviços para que sejam acessíveis a idosos e promovam a inclusão dessa faixa da população.

A lista de providências a serem tomadas inclui desde o silêncio na madrugada (para que as horas de sono sejam respeitadas), a acessibilidade nas calçadas, prédios públicos e a criação de áreas verdes de descanso, além de itens sobre comportamento respeitoso e inclusão social.

Para que a cidade receba selo de Cidade Amiga do Idoso e esteja de acordo com as diretrizes da OMS, além dos três pilares (saúde, segurança e participação), são considerados pela organização internacional como essenciais ao envelhecimento ativo: espaços abertos e prédios; transporte; moradia; participação social; respeito e inclusão social; participação cívica e emprego; comunicação e informação e apoio comunitário e serviços de saúde.

O trabalho todo foi elaborado para nove municípios, envolvendo também o projeto de lei e a lei, passando pela Câmara de Vereadores e depois homologado pelo executivo cujos municípios receberam o Selo de Cidade Amiga do Idoso, conferido pela OMS/OPAS.

 

Para 2021

Neste ano, 12 municípios interessados na elaboração deste plano no Paraná, que conta com o apoio da deputada federal Leandre Dal Ponte (PV) e cujos trabalhos são coordenados pela professora Maria de Lourdes Bernartt, da UTFPR de Pato Branco. A UTFPR-DV convida servidores, estudantes, instituições, empresas e membros da sociedade civil organizada para participarem desse processo de construção dos planos. Os interessados devem entrar em contato pelo fone/WhatsApp dos professores Sérgio Luiz Kuhn (45) 99974-1719 e ou Alfredo de Gouvêa (46) 99115-8073.

Fonte: Portal Educadora