Documento foi entregue no Departamento Penitenciário Nacional (Depen).
Terreno onde será edificada a Apac. Foto: Jornal de Beltrão
668
Na última semana, uma comitiva duovizinhense esteve em Brasília (DF) e, entre os diversos assuntos tratados em audiências, também se conversou sobre a implantação da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) no município. “Visitamos o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) em busca de recursos para a Apac de Dois Vizinhos, num pedido da nossa juíza da comarca e da diretoria da Apac. Também temos a expectativa de termos novidades em breve”, relatou o chefe de gabinete Bruno Lima, que esteve na capital federal.
O deputado Paulo Litro (PSDB) garantiu, recentemente, R$ 200 mil para a instalação unidade. “Esse é um pedido do setor judiciário com a prefeitura e, numa reunião que tivemos com o governador Ratinho Júnior (PSD), o Carlinhos Turatto (PP) estava presente, conseguimos o carimbo desse recurso para a viabilização da Apac”, completou.
Burocracia vencida
William Benini, presidente da Apac de Dois Vizinhos, falou sobre o pedido para a comitiva visitar o Depen e sobre o andamento da implantação da entidade. “Encaminhamos ofícios para o Depen através dessa comitiva que esteve em Brasília. Eu pedi para que esse documento fosse entregue para a chefe do Depen Nacional para que ela nos ajude com a construção da Apac, que esse é o nosso desafio”, disse.
Os processos burocráticos para a implantação já estão, em sua maioria, vencidos. “Nós já temos o terreno, que foi concedido pelo poder executivo e vencemos todas as questões burocráticas de criação e afiliação nacional na Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (Fbac). Já galgamos isso e também já temos a lei municipal que a declara como instituição de utilidade pública e agora estamos abertos a receber as verbas e contamos com o Governo do Estado do Paraná. Temos uma promessa de recursos, de aproximadamente R$ 200 mil e, num período razoável, de 45 dias, vamos demolir aquela edificação existente no terreno, que é inservível, para depois construir. No prazo de 100 dias também estarão prontos os projetos arquitetônicos, hidráulicos, elétricos para que, tendo esses projetos, podemos galgar recursos para a construção, então esse é o nosso objetivo, contamos com o apoio do executivo municipal, do Governo do Estado e do Governo Federal para recebremos esses recursos e a população e comunidade em geral para que em curto médio prazo tenhamos a Apac em pleno funcionamento.
Fonte: Portal Educadora