Cultura e esporte voltam a atender 30% dos alunos.
Foto: Wellington Basso/Educadora DV
2083
A secretaria de educação de Dois Vizinhos vai retomar as aulas presenciais, de forma híbrida, na próxima segunda-feira, 21. A decisão foi tomada em conjunto com diversas entidades que representam a saúde no município e também os professores. “Nós já estamos em conversa, desde a semana passada, com a secretaria de saúde, a vigilância sanitária, sindicatos e o conselho municipal de educação. Após diversas reuniões, decidimos ouvir também os diretores, que são parte interessadas e, depois de tudo isso, foi tomada a decisão de retomar as atividades escolares a partir do dia 21 de junho. Colocamos em votação a quantidade de alunos que voltarão por turma e optamos em atender de 7 a 10 alunos por turma, dependendo a capacidade de cada sala”, resumiu Silvana Dal Molin, secretária de educação.
Paralelamente, as áreas de Cultura e Esporte, que respondem a pasta de educação, também passam a atender 30% dos alunos matriculados.
O fato dos profissionais da educação já terem recebido a primeira dose da vacina também gerou mais tranquilidade para o retorno. “Isso nos dá um pouco mais de segurança para retomar com um pouco mais de confiança as atividades escolares. Pedimos a compreensão dos pais para que, se o filho estiver com febre ou qualquer sintoma gripal, não mande ele para a escola, porque não temos como saber se é uma simples gripe ou covid”, alertou a secretária.
Uma vez por semana...
Silvana ressalta que os alunos deverão frequentar a aula, ao menos, uma vez por semana. “Essa retomada acontecerá de forma escalonada, respeitando esse número previsto e com cronograma organizado pelas direções das escolas. Atenderemos os alunos, ao menos, uma vez por semana porque esse contato é muito importante para conseguirmos acompanhar as atividades remotas que eles vão realizar nos outros dias que não participarem presencialmente”, resume.
Transporte escolar
Somente as linhas próprias do transporte escolar serão retomadas. “Nesse primeiro momento, só vai rodar a frota própria do município, sem os terceirizados. Em dois dias da semana, vamos levar os alunos do campo, oferecendo transporte também transporte para os professores do campo e as entidades: Guarda Mirim, AABB Comunidade e Casa da Paz”.
Sem Cmeis
A secretaria de educação decidiu que o retorno será de alunos do Pré I até o 5º ano. "Os Cmeis, vamos fazer a retomada somente depois do recesso de julho. Depois vamos sentar e organizar esse retorno dos alunos de 0 a 3 anos", conclui Silvana.
Fonte: Portal Educadora