Governo ativa mais quatro leitos de UTI no Hospital Pró-Vida

Agora, Dois Vizinhos tem oito leitos de UTI exclusivos para Covid.

Image
  • 22 de Junho de 2021
  • Foto: Reprodução Facebook Paulo Litro

  • 967

Na segunda-feira (21) o Governo do Estado anunciou que ativou mais quatro leitos de UTI no Hospital Pró-Vida de Dois Vizinhos.

O hospital, mantido pelo Instituto de Saúde de Dois Vizinhos (ISDV), recebeu no inicio de abril os equipamentos do Governo do Estado, intermediado pelo deputado Paulo Litro (PSDB), para os primeiros quatro leitos que foram ativados em 1º de junho pela Secretaria estadual de Saúde (SESA), como a Rádio Educadora anunciou com exclusividade. No mesmo dia, os leitos já tinham recebido pacientes, mas o ato oficial de inauguração aconteceu no dia 10 de junho, com a presença do Chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Guto Silva.

Na ocasião, Guto anunciou que Dois Vizinhos teria, já nos próximos dias, mais quatro leitos de UTI habilitados. Só foi possível a ampliação dos leitos de UTI porque o município passou a atender com leitos de enfermaria no Hospital de Campanha, que foi inaugurado em 07 de junho na estrutura do Centro Integrado de Especialidades Microrregional (CIEM), abrindo assim espaço físico na casa hospitalar.

A ativação de mais quatro leitos foi uma reivindicação do prefeito Carlinhos Turatto (PP) logo após o Hospital Pró-Vida receber os primeiros, e contou com o apoio da chefe da 8ª Regional de Saúde, Nádia Zanella.

FILA DE ESPERA NO ESTADO

AEN - Segundo dados da Regulação Estadual de Leitos, o número de pacientes que aguardam por um leito exclusivo de atendimento à Covid-19 vem diminuindo gradativamente. No dia 12 de junho, 1.057 pacientes aguardavam pela transferência a um leito e, nesta segunda-feira (21), são 527. “Ainda não é o ideal, mas isso mostra que as medidas tomadas pelo governo, tanto de ampliação de leitos como as medidas vigentes no decreto, começam a surtir efeito para o sistema de saúde. Enquanto tiver possibilidade de ampliação, continuaremos trabalhando para efetivar esses leitos, mas precisamos que a população entenda a importância em manter as medidas preventivas como forma de frear a disseminação do vírus”, alertou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Segundo a Regulação Estadual, até esta segunda-feira (21) o Paraná possui 4.947 leitos para Covid-19, sendo 2.029 UTIs e 2.918 enfermarias. As taxas de ocupação são de 95% e 74%, respectivamente.

São 527 pacientes que aguardam na fila de espera por um leito – 339 por um leito de UTI e 188 por uma enfermaria. A Secretaria de Estado da Saúde ressalta que todos estão sendo assistidos, em hospitais de pequeno porte e unidades de saúde ou ambulatoriais, recebendo tratamento similar ao que teriam em leitos exclusivos, atendidos com suporte ou conforto ventilatório. Nenhum paciente está desassistido.

Fonte: Portal Educadora