• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

SABADÃO SERTANEJO

com

JEFERSON THIAGO

Apenas 57,2% do público-alvo recebeu a vacina da gripe em Dois Vizinhos

Em Dois Vizinhos, 8.585 doses foram aplicadas.

Image
  • 23 de Junho de 2021
  • Foto: Américo Antonio/SESA

  • 737

PORTAL EDUCADORA - De acordo com o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, o Paraná atingiu até a manhã desta terça-feira apenas 41,3% de cobertura vacinal da campanha de imunização contra a gripe. O percentual correspondendo a 1.942.358 doses aplicadas de um público de 4,4 milhões de pessoas.

Em Dois Vizinhos, 14.166 pessoas devem ser vacinadas contra a gripe e até o momento 8.585 doses foram aplicadas, o que representa 57,2%, bem acima da média estadual, mas ainda longe da meta, que é vacinar 90% do público-alvo. Muitas pessoas deram prioridade a vacina contra Covid e estão cumprindo o intervalo de 15 dias para receber a vacinação da Influenza.

Na 8ª Regional de Saúde de Francisco Beltrão a porcentagem é maior que a do Estado, com 52,9%. Foram 75.189 doses aplicadas, de um público-alvo de 134.611 pessoas. Na 7ª Regional de Saúde de Pato Branco foram 50,6%, ou 53.641 doses, de um público de 101.696 pessoas.

ALERTA

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, reforçou que mesmo com o cenário da Pandemia, é preciso que as pessoas busquem a vacinação contra a gripe também. Segundo ele, isso também pode ajudar no controle dos casos de Covid-19. “Quero pedir encarecidamente a todos as famílias paranaenses, tomar a vacina da gripe é importantíssimo. Ajuda no diagnóstico diferencial, principalmente num momento de pandemia. Nos ajuda na porta do pronto socorro, porque lá, o diagnóstico diferencial do médico consegue ser feito com mais rapidez se tivermos a informação que o paciente tomou a vacina da gripe”, disse.

ETAPAS

AEN - Iniciada em 12 de abril, a campanha pretende imunizar quatro milhões e 400 mil paranaenses até 9 de julho, data de encerramento ação.

A 23ª Campanha de Vacinação Contra a Influenza foi dividida em três etapas. A primeira fase era direcionada a gestantes e mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias, crianças de seis meses a menores de seis anos, indígenas e trabalhadores da saúde. Ela começou dia 12 de abril, seguindo até 10 de maio, e teve alcance de 68,2% de cobertura dos grupos, com 873.777 doses administradas. A segunda etapa inclui idosos de 60 anos ou mais e professores, indo de 11 de maio até o último dia 8. O alcance, até o momento, está em 49,8%, somando 970.155 doses aplicadas. A terceira e última etapa foi iniciada em 9 de junho e deve seguir até 9 de julho. Nesta fase estão incluídos doentes crônicos, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens em medidas socioeducativas. Este é o grupo que mais preocupa, uma vez que apenas 1,2% se vacinou até agora, com 8.122 doses aplicadas.

Fonte: Portal Educadora com AEN