Boa Esperança do Iguaçu está implantando Plano de Arborização Urbana

Equipe de Dois Vizinhos está coordenando o projeto.

Image
  • 24 de Junho de 2021
  • Foto: Assessoria

  • 623

A equipe do setor de meio ambiente e urbanismo da prefeitura de Boa Esperança do Iguaçu passou, recentemente, por um treinamento com a equipe técnica que vai auxiliar na implementação do Plano Municipal de Arborização Urbana. “Os temas cidades, arborização e outras estruturas urbanas já eram tratados nos artigos 182 e 183 da Constituição Federal Brasileira. Em 2001, a lei federal 10.257/01 regulamentou os referidos artigos na lei federal do estatuto das cidades do Brasil”, explicou a Dra. Alessandra Jerônimo Paganini, assessora jurídica do município. Desde 2014, o município vinha buscando formas de atender a legislação federal com a elaboração do plano. “O documento, para a elaboração, dependia de equipe técnica especializada e aí o custo elevado para sua criação”, explicou Taini Necker, engenheira civil do município.

A administração buscou, então, a parceria com a UTFPR de Dois Vizinhos e o documento foi finalizado e apresentado em novembro de 2020. “O Plano de Arborização Urbana orienta todo o processo, desde a escolha das espécies a serem plantadas nas ruas da cidade, espécies essas que sejam nativas, não danifiquem calçadas, por exemplo, e que não cresçam a ponto de causar problemas com as redes de energia, ou que cresçam e tragam perigo a população, enfim, orienta todas as ações e cuidados com a arborização”, destacou o Prefeito Givanildo Trumi.

Já foi realizado o inventário da arborização urbana de Boa Esperança do Iguaçu por acadêmicos da instituição de ensino superior, onde foram coletados, ao longo de meses, informações das árvores e plantas que formam, atualmente, a arborização nas calçadas e praças do município. Agora, toda a equipe está recebendo treinamento para auxiliar no plantio de 150 mudas de árvores que foram recebidas do viveiro da Copel. “O município fez a contratação de uma Engenheira Florestal através de licitação, sendo que a empresa Neofloresta Serviços Ecossistêmicos venceu o certame”, conclui a vice-prefeita Odilmara Freitas.

Fonte: Portal Educadora com Assessoria