Amor Exigente teve que ampliar reuniões.
Imagem ilustrativa.
560
26 de junho é o Dia Nacional de Combate às Drogas e aos Entorpecentes, criado por um projeto de lei em 2018 no Brasil. Em Dois Vizinhos, desde 2016 o grupo Amor Exigente realiza encontros para ajudar pessoas que sofrem com alguma dependência química. A coordenadora Cláudia Soares explica que o grupo trabalha não apenas com os dependentes, mas com a ajuda para toda a família. “Dentro do Amor Exigente nós temos um outro grupo para os entes afetados com os vícios. O Amor Exigente é baseado nas famílias, em como ajudar o seu dependente químico. É tão importante o grupo que comunidades terapêuticas e clinicas, inclusive particulares, exigem a presença da família no Amor Exigente para saber como lidar com o problema porque quando vamos descobrir já faz uns 2 anos que a pessoa está usando e aí você se vê sem chão. Pedir ajuda aonde? Então não fique sozinho, é isso que o Amor Exigente faz, nos ajuda em como procurar um tratamento adequado para nós, pois primeiro temos que ficar bem. Como é que eu vou ajudar alguém, se eu não estou bem?”, explicou.
As reuniões estão acontecendo online em razão da pandemia e os trabalhos foram intensificados após a grande procura. “A demanda aumentou por não precisar ir ao lugar e não precisar aparecer. Têm pessoas que só escutam os nossos princípios, as nossas partilhas e trocam ideia. Nós temos reuniões de todos os tipos: segunda-feira para família; quarta-feira à tarde para terceira idade e à noite para sobriedade; sexta-feira para família; sábado para cônjuge; e domingo temos a domingueira. Entre no site https://www.amorexigente.org.br/ e se conecte conosco, vocês são se sentir apoiados”, disse.
São abordados 12 princípios, um para cada mês: Raízes Culturais; Os pais também são gente; Os recursos são limitados; Pais e filhos não são iguais; Culpa; Comportamento; Tomada de atitude; Crise; Grupo de Apoio; Cooperação e Exigência à Disciplina. “O Amor Exigente é um grupo de mútua e autoajuda baseada em uma filosofia. Temos doze princípios básicos que é um por mês. Vamos entrar em julho com o tema crise. Você tira o S e fica CRIE. De uma crise bem administrada, você pode criar novas atitudes em sua vida. O Amor Exigente é fantástico e modifica a nossa vida, tirando os comportamentos inadequados. A nossa espiritualidade é pluralista, quer dizer que não temos religião e acolhemos a todos”, destacou.
Cláudia Soares falou sobre o Dia Nacional de Combate às Drogas e aos Entorpecentes. “É uma luta internacional. É um dia para chamar a atenção e ter o despertar. Não fique só! Procure grupos, procure apoio. Não desistam dos seus familiares. Está muito preocupante essa fase de pandemia com aumento de suicídios e de jovens aumentando o uso de drogas”, alertou.
Fonte: Portal Educadora