Reunião hoje, em Cruzeiro do Iguaçu, pode trazer novidades.
Foto: Assessoria
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A busca pela reativação do Aeroporto de Cruzeiro do Iguaçu ganha cada vez mais força. Durante toda a sexta-feira, 25, uma série de eventos e reuniões estão sendo realizadas com diversos setores, públicos e privados, para tratar do assunto. Estão na região o secretário estadual de Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge, além de Joel Krüger, engenheiro civil e presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Ricardo Rocha de Oliveira, engenheiro civil e presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) e Lineu Tomass, assessor especial do Governo do Estado.
A luta pela cessão do aeroporto se intensificou em 2019, quando o Aeroporto correu o risco de ser leiloado pelo Governo do Estado. O diretor técnico da Foz do Chopim Energética, Sérgio Luiz Cequinel Filho, iniciou a luta junto com empresários da microrregião e os prefeitos dos municípios pertencentes ao Consórcio Pró-Caxias, que assumiria a gestão do aeroporto. “É um assunto importantíssimo pra o desenvolvimento da região dos lagos. Tantos municípios esperam, é uma luta de dois anos já, várias autoridades municipais, agora do Estado e um grupo de empresários, além das universidades que tem interesse no assunto. Acredito que estamos numa reta final com um desfecho bastante interessante para região”, disse Cequinel.
Joel Krüger destacou que a luta é de extrema importância. “Estamos aqui para discutir o desenvolvimento do Paraná. Estou em Brasília, como presidente do Confea, representando 1 milhão de profissionais de todo o brasil e 250 mil empresas da nossa base. Eu sou Paranaense, de Curitiba e quero o desenvolvimento do nosso Estado, por isso, trato esse tema como importante para o desenvolvimento econômico, indústrias, o turismo na região, que é fantástica e tudo isso depende da mobilidade. Eu vejo o aeroporto como estratégico nesse processo. O Confea está à disposição para articulações em Brasília (DF), principalmente na Anac, verificando licenciamentos e condições para o aeroporto poder operar”, disse.
O presidente do Crea-PR, Ricardo Rocha de Oliveira, ressaltou que a luta também é dos profissionais de engenharia. “Essa pauta é muito importante para região. Estamos num trabalho conjunto e sempre é necessário esforços locais, estaduais e, dentro disso, estamos atentos, à disposição da comunidade, para articular juntamente com o Joel, que é uma liderança nacional, especialista em mobilidade, que conhece do assunto e certamente é importante termos as lideranças das engenharias para buscar essa conquista. Com a soma dos esforços, vamos conseguir destravar esse processo do aeroporto para que, no futuro, voltemos para comemorar essa conquista”, acrescenta.
Lineu Tomass fez um apanhado histórico da luta pelo aeroporto. “O Governo do Estado tem um plano de implantação de aeroportos regionais, numa projeção para 30 anos. O Cequinel levantou esse assunto, nos levou, levamos até o governador porque essa área do Aeroporto de Cruzeiro do Iguaçu estava pronta para ser leiloada, transferida a particulares, o edital estava pronto e, através do empenho de empresários e da direção anterior do consórcio Pró-Caxias, o governador suspendeu, entendendo que seria mais fácil juridicamente transferir esse espaço, ora abandonado e com numa pista de 1,5 mil metros ao consórcio. É um absurdo um país subdesenvolvido se dar ao luxo de ter uma pista na região, que precisa de aeroporto, abandonada. Estivemos fazendo uma inspeção na área, unimos forças e agora vamos buscar aprovar a lei na assembleia para transferir o aeroporto ao consórcio. Fiquei surpreso, ao conhecer a região, que é produtora, tem grandes empresas que, inclusive, se propõem a construir hangares no aeroporto e, por isso, trato como absurdo essa região não ter um aeroporto. Por isso, vamos nos esforçar para modernizar o Paraná”, diz Lineu Thomass, Assessor de Relações Institucionais da Paranacidade.
Fonte: Portal Educadora