Será montada uma Parceria Público-Privada.
Foto: Assessoria
758
Nesta sexta-feira (25), o município de Cruzeiro do Iguaçu recebeu mais uma reunião do Consórcio Pró-Caxias. A conversa contou com a presença de Valdemar Bernardo Jorge, secretário de estado de planejamento e projetos estruturantes, do deputado estadual Paulo Litro (PSDB), representantes dos deputados federais Vermelho (PSD) e Leandre (PV), além de diversos prefeitos e vereadores para discutir a reativação do Aeroporto de Cruzeiro do Iguaçu.
No seu discurso, o secretário de planejamento enfatizou que o Governo do Estado está disposto a ceder a estrutura por 40 anos. “Quero ouvir os assuntos de demandas de todos vocês, mas especificamente sobre o Aeroporto, temos uma estrutura que foi inaugurada em 2000 e está ociosa. O governador Ratinho Júnior (PSD) determinou, quando assumi, que tivéssemos a utilização eficiente do patrimônio estadual e, por isso, precisamos definir para que lado vai esse aeroporto”, destacou.
Ele ressaltou que um projeto desses sempre encontra resistência. “Eu sei que temos prefeitos dentro do consórcio que se sentem menos beneficiados e outros mais, entretanto, esse é o momento de união e solidariedade pensando em crescimento conjunto da região. Aeroporto, ferrovias, rodovias e portos sempre trazem desenvolvimento e precisamos saber de vocês se estão dispostos a assumirem, juntos, esse patrimônio que não pode ficar a sorte”, completou. Ele destacou que, se o consórcio optar em receber o aeroporto, pode, em seguida, buscar uma Parceria Público-Privada. “O aeroporto tem uma área de 14 alqueires de terra que pode receber muitos hangares de empresas e, depois de colocar funcionar, com certeza, em parceria com os empresários, ele vai se sustentar”, acrescenta.
LEIA TAMBÉM: "Dois Vizinhos vai voltar ao Consórcio Pró-Caxias"
Autoridades
O evento contou com a participação do deputado estadual Paulo Litro (PSDB), que lembrou que as demandas para reabertura do aeroporto chegaram ao seu gabinete desde 2015. “É um momento marcante receber o secretário Valdemar aqui em Cruzeiro do Iguaçu. Lembro da história desse espaço sendo construído e quantas audiências tivemos para tentar reativar. Agora, se o consórcio aceitar, é um passo importante para buscar essa PPP que vai trazer desenvolvimento para a região”, disse.
O prefeito de Cruzeiro do Iguaçu, Leonir Gelhen (PSDB), pediu, em seu discurso, apoio de todos os colegas para a reativação. “Temos que sair de hoje com a proposta definida”, disse. Maxwell Scapini (PV), prefeito de Capitão Leônidas Marques e presidente do Consórcio Pró-Caxias, também enfatizou que o consórcio não é contra, mas trazer essa estrutura também gera preocupações. “Os municípios se preocupam quanto ao custo para manutenção do aeroporto, por isso, temos que entender bem como pode ser feita essa modernização com parceria de empresários, porque sozinhos não vamos conseguir”, completou.
Se pronunciaram ainda Lineu Tomass, assessor do Governo do Estado, Altamir Constantino, representando o deputado federal Vermelho (PSD), Lessir Bortoli, representando a deputada federal Leandre (PV), o diretor técnico da Foz do Chopim Energética, Sérgio Luiz Cequinel Filho, Joel Krüger, engenheiro civil e presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Ricardo Rocha de Oliveira, engenheiro civil e presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) e Luis Corti, diretor de regularização fundiária da Cohapar.
Fonte: Portal Educadora