Estrutura foi montada em 48h.
Foto: Portal Educadora
487
A estrutura do Hospital de Campanha foi montada, pela prefeitura de Dois Vizinhos, em 48 horas. O trabalho começou ainda sem ter todos os equipamentos, sendo que uma equipe da prefeitura foi até São Paulo, de carro, para buscar o que faltava. Durante esse período, as equipes de Dois Vizinhos e da capital paulista conversaram muito por teleconferência para organizar os atendimentos. “Quando se tem um time que quer trabalhar, a coisa funciona. Os profissionais começaram do zero em alguns aspectos, tem muita qualidade e é uma transferência de conhecimento, é somar forças, para que isso fique na cidade no pós-covid. A vontade de aprender faz com quem as coisas aconteçam rápido”, destacou a cardiologista Thereza Costa.
Em Dois Vizinhos, o conhecimento veio com a prática. “A gente descobriu a janela de oportunidade de tratamento e, tivemos um treinamento com a indústria que vendeu o equipamento e o resto foi na madrugada, com o paciente precisando e saindo de 60% para 97% de saturação em um minuto. Em quatro horas de várias conversações, aprendemos. Logicamente que, agora, com essa avaliação in-loco, teremos o trato fino do hospital. Vamos fazer o treinamento adequado para explorar o máximo”, explica o Dr. Júlio Dias.
Na terça-feira, 29, o Hospital de Campanha tinha oito pacientes, com três mais instáveis que foram avaliados pelos profissionais paulistas. “Ao visitar o espaço, a vontade que deu foi colocar o uniforme e ir trabalhar. É um hospital extremamente organizado, agradável, energia boa, tudo limpo, é difícil ver por aí afora, uma estrutura semelhante feita em tão pouco tempo. Conhecemos unidades em outros municípios e é totalmente o inverso do que vimos aqui”, elogiou Thereza.
Fonte: Jornal de Beltrão