• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

BOM DIA 107

com

JOÃO PAULO DOS SANTOS

Secretaria de Viação e Obras tem equipes atuando na cidade e interior

Secretário Chicão falou sobre trabalhos.

Image
  • 30 de Junho de 2021
  • Foto: Reprodução Facebook.

  • 673

A Secretaria de Viação e Obras está atuando em duas frentes para realizar melhorias na cidade e no interior de Dois Vizinhos. De acordo com o secretário Chicão Dallagnol, em entrevista ao programa “Fala Prefeitura” da Rádio Educadora, o departamento de interior está realizando obras em pontes e estradas. “Estamos com o trabalho de limpeza de bueiros, fazendo muitas pontes novas, trocando muitas pontes de madeira por tubo de concreto, não é para a vida inteira, mas a durabilidade é muito maior com gasto menor. Estamos fazendo o cascalhamento. Na comunidade que vamos realizar os trabalhos, tentamos já fazer tudo para não precisar voltar. Então, fazemos o cascalhamento, mas em algumas estradas é só passar a patrola e o rolo”, explicou.

O município tem em andamento melhorias em estradas do interior através de fresado, que são resíduos de asfalto, viabilizados junto ao Departamento de Estradas de Rodagens (DER-PR). “A gente vai buscar com a estrutura da prefeitura, aplica aonde foi indicado no projeto e depois presta contas desse trabalho para depois o DER aprovar outro projeto”, destacou

O município firmou um convenio junto à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) para 7,450 quilômetros de calçamento, beneficiando os moradores de Boa Vista do Chopim,  Amparo e Pinheirinho. “Projeto de calçamento de imediato temos para a Linha Boa Vista até a Linha Amparo, com 5,5 quilômetros. Pinheirinho também, ali em São Braz, da estrada que vai para a UTFPR, mais 2,5 quilômetros, mas temos mais projetos para mais comunidades”, disse.

NA CIDADE

A Secretaria de Viação e Obras também tem feito trabalhos na cidade, através do departamento urbano. “Mexemos em mais de 80 bocas de lobo que estavam trancadas. Estamos fazendo bastante rede fluvial, inclusive o Bairro Nossa Senhora da Salete, num pedido de muitos anos, cada chuva que dava alagava as casas, então colocamos uma tubulação maior para resolver esse problema. Sabemos que tem mais aqui no Bairro São Francisco, no Sagrada Família e na Avenida México e, aos poucos, vamos fazendo e resolvendo. Também estamos fazendo serviço de tapa-buraco nos asfaltos da cidade, sabemos que temos muitos asfaltos deteriorados que vão precisar fazer novo. Fizemos muita limpeza, roçadas.  Para a cidade também temos um projeto grande de asfalto que deve ser anunciado nos próximos dias”, destacou.

REVITALIZAÇÃO DE CALÇADAS

Um outro ponto importante é o Projeto de Revitalização de Calçadas, que obriga os proprietários de imóveis no perímetro urbano de Dois Vizinhos a fazerem a construção das calçadas.

A primeira parte do projeto, atendeu um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre o Ministério Público e a Prefeitura em 2019, onde foram construídas 776 rampas de acessibilidade em todos os espaços públicos.

Nesta segunda etapa, os proprietários devem revitalizarem suas calçadas de forma padronizada. O projeto está disponível no Departamento de Gestão Urbana. Caso os proprietários não revitalizem, a determinação do Ministério Público é de que a Prefeitura poderá efetuar os serviços e depois cobrar o dono. “Existe uma lei que a prefeitura pode notificar o proprietário do terreno para fazer a calçada e, aguardando um tempo, se não fizer, a prefeitura pode fazer e cobrar. Acredito que, talvez, não seja tanto cobrado agora isso até porque o Brasil, não só o município, está passando por algumas dificuldades, mas logo podemos voltar a ser cobrado isso também, não só calçada, como a limpeza dos terrenos baldios”, disse.

O Projeto de Revitalização de Calçadas prevê os seguintes trechos:

- Avenida Salgado Filho, entre a Avenida Rio Grande do Sul e a Rua Paraná.

- Avenida México, entre a Rua José do Patrocínio e a Rua Santos Dumont.

- Rua Princesa Isabel, entre a Rua Santa Catarina e a Avenida Salgado Filho.

O projeto está disponível no Departamento de Gestão Urbana para quem mora nestes trechos ou outros locais da cidade que ainda não estão nesta etapa do projeto.

Fonte: Portal Educadora