Projeto cria estrada-parque Caminhos do Colono.
Foto: GDia
494
A Associação das Câmaras Municipais do Sudoeste do Paraná (ACAMSOP) aprovou moção de aplauso em apoio ao projeto 984/2019, do deputado federal Vermelho que cria as unidades de conservação estradas-parques, possibilitando a reabertura da Estrada do Colono.
O projeto tramita em regime de urgência na Câmara dos Deputados e deve ser votado ainda este ano. Os vereadores que subscreveram a moção dizem que o fechamento da estrada em 2003 separou a população de duas regiões e provocou grandes prejuízos.
A Estrada do Colono fica no Parque Nacional do Iguaçu e liga os municípios de Serranópolis do Iguaçu (Oeste) a Capanema (Sudoeste) em um trecho de 17 quilômetros.
O documento diz que a reabertura da estrada “vai muito além da resolução de um problema de logística no estado do Paraná e pretende integrar e restaurar as relações socioeconômicas e turísticas nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná”.
“Este projeto corrige uma histórica injustiça que foi o fechamento da Estrada do Colono, além de atender ao clamor social de décadas do povo paranaense e de resgatar a história e as relações socioeconômicas, ambientais e turísticas da região”, diz o documento.
Durante a reunião ficou decidido que cada Câmara de Vereadores envie ofício aos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado da República, pedindo a aprovação do projeto do deputado Vermelho.
Turismo
O deputado Federal Vermelho tem dito que seu projeto busca a integração dos povos, “quem tem o direito de contemplar a natureza e explorar o turismo aquático na região dos rios Iguaçu e lagos formados pelas hidrelétricas”.
Vermelho já conversou com dirigentes da Itaipu que poderão ajudar na elaboração de um concurso nacional ou internacional para buscar o melhor projeto que possa harmonizar o meio ambiente com o desenvolvimento sustentável.
“Nós estamos pleno século XXI e temos condições de construir uma estrada moderna, ecológica que possa gerar desenvolvimento sustentável preservando a flora e a fauna”, destaca Vermelho.
Uma das ideias que está ganhando corpo entre as lideranças da região é de uma estrada mista, com túneis e elevados, telas de proteção nos dois lados da estrada. A proposta é a de utilizar a estrada somente no período diurno, com circulação de carros de passeio e ônibus de turismo, com velocidade controlada por GPS.
Fonte: GDia.com.br