Retorno será gradativo.
Foto: Assessoria
860
No último dia 21 de junho, as escolas da rede municipal de Dois Vizinhos retomaram as aulas presenciais atendendo de 7 a 10 alunos por sala. Cada estudante vai ao menos uma vez por semana para a escola para que os professores possam acompanhar e orientar sobre a realização das atividades feitas em casa. O retorno é para turmas do Pré I até o 5º Ano.
Durante o programa "Fala Prefeitura” desta sexta-feira (02), a secretária de Educação, Silvana Dal Molin, avaliou positivamente o andamento das aulas presenciais. “Assumimos a secretaria num momento muito difícil porque estamos entre idas e vindas da Educação por ocasião da pandemia desde o inicio da nossa gestão. Retornamos pela terceira vez às aulas presenciais. Estamos atendendo cerca de 30% dos alunos por turma e até esse momento tem dado super certo. Estão respeitando todos os protocolos de segurança, o distanciamento social, os professores, alunos e todos os servidores estão usando máscara. A Secretaria Municipal de Educação, juntamente com a Vigilância Sanitária, tem visitado as escolas e essa retomada tem dado muito certo”, destacou.
TRANSPORTE
O transporte escolar, que inicialmente retomou apenas a frota própria do município, já está em pleno funcionamento. “Toda a frota está rodando até porque o Estado também tem uma retomada parcial das aulas. Estamos fazendo os roteiros do transporte escolar respeitando todos os protocolos de segurança também no ônibus, com distanciamento dos alunos, o uso de máscara e aferição de temperatura”, explicou.
CMEIS
Os Centros Municipais de Educação Infantil já têm data para retomar as atividades: será no dia 21 de julho, para os alunos de 02 e 03 anos. “Nos reunimos com as diretoras e decidimos que os Cmeis retornarão, de 2 a 3 anos, somente após o recesso de julho, dia 21. Ainda conversamos com as diretoras para ver a melhor forma de organização. Também vai precisar ser de forma escalonada, provavelmente, quem frequenta o período integral, vamos ofertar pelo menos meio período para que eles consigam ser atendidos nos Cmeis”, destacou.
CULTURA E ESPORTES
Assim que possível as atividades da cultura e esporte retornarão de forma diferenciada. O objetivo da Secretaria Municipal de Educação é descentralizar as atividades para alguns bairros. “Assim será mais acessível para os pais mandarem as crianças. Por enquanto ainda não está liberado totalmente, mas já tem algumas coisas acontecendo. As escolinhas de futsal já estão voltando. Na cultura já temos em andamento aulas de pintura, teatro, dança e canto, com os professores efetivos que já temos na cultura, assim como temos também um quadro de professores efetivos que trabalham no departamento de esportes”, disse.
Fonte: Portal Educadora