Luta foi retomada pelos municípios.
Foto: Jornal de Beltrão
2555
Por João Carlos Lindner – Jornal de Beltrão - Os municípios de Dois Vizinhos, Cruzeiro do Iguaçu, Boa Esperança e Nova Prata do Iguaçu encaminharam ao Governo do Estado ofício conjunto, solicitando a estadualização da estrada que liga as regiões Oeste e Sudoeste do Paraná. Essa estrada liga Dois Vizinhos, PR-473, encontrando a PR-879, que liga Cruzeiro do Iguaçu a Boa Esperança do Iguaçu e chega à PR-592, que liga Nova Prata ao Oeste pela barragem da Usina de Salto Caxias.
O trecho que os municípios querem estadualizar é o de Nova Prata a Boa Esperança, com 16 quilômetros já asfaltado e da comunidade de Canoas a Dois Vizinhos, num trecho de cerca de 12 quilômetros, com pavimentação poliédrica, exceto um trecho de 400 metros que ainda está sendo concluído, ligando a UTFPR e, consequentemente, a Dois Vizinhos, num trecho já pavimentado com asfalto.
A reivindicação dos prefeitos é justificada na produção agropecuária, nos alunos e trabalhadores da UTFPR que utilizam a rodovia, na remoção de pacientes para centros especializados, além da integração turística, principal aspiração dos municípios da região. “Vai desafogar o tráfego na região”, disse o prefeito de Boa Esperança do Iguaçu, Givanildo Trumi (PP).
Para o prefeito Giva, a situação é difícil para os municípios e fácil para o Estado. “Acredito que o governo se sensibilize com a situação que enfrentamos com essa rodovia, que estadualize e conclua a pavimentação asfáltica desse trecho de 12 quilômetros”, diz.
Para Giva, o único trecho que falta pavimentar no acesso entre as regiões são esses 12 quilômetros para a integração regional, o desenvolvimento turístico, o escoamento da produção e, principalmente, as emergências que o setor de saúde exige para a chegada de pacientes graves ao município de Dois Vizinhos, um dos centros regionais de especialidades. “Com dez ou 15 minutos que antecipamos a chegada de um paciente no hospital adequado podemos salvar uma vida”, avaliou.
A obra de pavimentação vai ter investimento aproximado de R$ 8 milhões, acreditam os prefeitos que buscam apoio nas lideranças políticas, associações empresariais e meios de comunicação. “Precisamos dessa estadualização, ela é vital para a nossa economia”, disse o prefeito Giva.
O secretário de Planejamento de Dois Vizinhos, Nilton de Almeida, destaca a importância da luta pela estadualização. “Essa é uma luta importante da estadualização para atrair investimentos, visto que é uma região bem produtiva e os produtores rurais precisam dessa via para escoar a produção. Ajudaria muito nesse sentido. Outro ponto importante é a questão do fortalecimento do turismo nesses municípios que contam com os lagos. Dois Vizinhos está se fortalecendo nessa questão, é importante que todos os municípios cresçam nesse sentido, sem contar que vai encurtar os caminhos entre Dois Vizinhos e Nova Prata do Iguaçu e isso nos deixa mais perto do Oeste.”
Os prefeitos buscam um encontro com o governador Ratinho Júnior (PSD), em julho, para discutir a pauta. “Temos lideranças regionais importantes, como o secretário chefe da Casa Civil, Guto Silva, e os deputados estaduais Paulo Litro [PSDB], Wilmar Reichembach [PSC] e Nelson Luersen [PDT] entre muitos outros”, citou o prefeito de Boa Esperança do Iguaçu.
Fonte: Jornal de Beltrão