Carlos Alberto Casali emitiu nota oficial.
Foto: Assessoria
1301
O professor Carlos Alberto Casali, da UTFPR de Dois Vizinhos, emitiu nota sobre sua fala em uma manifestação contra o presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) no último sábado, 3, em Dois Vizinhos. O vídeo do seu discurso foi publicado em uma rede social e compartilhado em aplicativos de mensagens.
Confira o posicionamento do professor: “Após os devidos esclarecimentos junto ao Prof. Everton Ricardi Lozano da Silva, Diretor-Geral do Câmpus Dois Vizinhos da UTFPR, e Prof. Alessandro Jaquiel Waclawovsky, Coordenador do Curso de Agronomia e chefia imediata, quanto minha manifestação política realizada no dia 03 de julho de 2021, venho agora a público esclarecer também o ocorrido. A manifestação se deu fora do ambiente de trabalho e horário de expediente; eu não ocupo cargo diretivo da instituição. Portanto, não tenho poderes para manifestar a inexistente posição política da instituição em que trabalho. Ademais, conforme já esclarecido pelo Prof. Everton, em documento público, a instituição preza pela liberdade de expressão e o exercício da democracia em todas as suas esferas, entretanto, não coaduna com qualquer manifestação política feito em nome da instituição”, disse a nota.
O documento prossegue. “Diante disso, minha manifestação no evento foi equivocada quando citei “UTFPR” fora do contexto, podendo dar margem a interpretações quanto ao posicionamento da instituição UTFPR. Contudo, posteriormente a essa citação, destaquei que se referia a uma “Comunidade da UTFPR”, que compartilha da mesma posição política, pois outros servidores da instituição, na condição de cidadãos, também estavam presentes no ato e tantos outros não conseguiram participar. Nesse sentido, em hipótese alguma, a fala significou a posição política da UTFPR como um todo, mas de uma parcela de professores, técnicos administrativos e estudantes que compõe a UTFPR que compartilham da mesma posição política”, completou.
Por fim, ele pede desculpas aos colegas que não compartilham da sua opinião. “Dessa maneira, peço desculpas aos servidores da UTFPR que não compactuam com as minhas posições políticas e que não se sentiram representados pela minha fala, bem como à comunidade em geral que interpretou minha fala como manifestação institucional”, conclui.
ENTENDA
A parte do discurso que está sendo compartilhada destaca o momento que o professor fala que “Se preciso for vir uma, duas, 10, 20 vezes para a rua, pode contar comigo, pode contar com a UTFPR, porque a UTFPR tem lá dentro uma comunidade muito unida e que há anos estava falando que isso iria acontecer”, disse.
A instituição de ensino emitiu nota dizendo que não compartilha de tal opinião, confira: “A UTFPR Campus Dois Vizinhos (UTFPR-DV) é uma instituição de ensino séria e comprometida com a formação de recursos humanos e, consequentemente, com o desenvolvimento da sociedade local e nacional. É uma instituição apartidária e preza pela liberdade de expressão e o exercício da democracia em todas as suas esferas. Entretanto, não coaduna com qualquer manifestação político partidária feito em seu nome. Logo, as declarações feitas por um de seus servidores em manifestação ocorrida no dia 03/07, em Dois Vizinhos, não condizem com o posicionamento da UTFPR-DV, tão pouco representam esta instituição.”
Fonte: Portal Educadora