Votação será das 8h às 21h.
Foto: Portal Educadora
391
Nesta quarta-feira, 7, acontecerá a eleição dos diretores e diretores auxiliares das Escolas Estaduais. A consulta pública será entre 8h e 21h. As instituições de ensino vão adotar todas as medidas recomendadas pela Secretaria Estadual de Saúde (SESA) contra o coronavírus. Anteriormente marcada para dezembro de 2020, a eleição não aconteceu devido a uma liminar da Justiça e a Secretaria de Educação, então, prorrogou os mandatos dos gestores que terminariam no fim do ano passado até 9 de julho deste ano.
Em Dois Vizinhos, são oito colégios com candidato único e apenas o São Francisco do Bandeira terá ‘bate chapa’ (confira abaixo). A eleição vai acontecer de duas maneiras (por plataforma digital ou cédulas impressas), mas cada escola deveria escolher apenas uma delas.
QUEM PODE VOTAR
Podem participar da eleição membros das comunidades escolares, conforme as regras: professores que estejam supridos na instituição de ensino; funcionários supridos na instituição de ensino; responsáveis, perante a escola, pelo aluno menor de 16 anos; e aluno com no mínimo 16 anos completos até a data da eleição. Cada pessoa apta a votar terá direito a um voto, mesmo que represente mais de um segmento da comunidade escolar ou mais de um aluno não votante.
COMO FUNCIONA
Para ser homologada, a eleição necessita de quórum mínimo de 35% dos aptos a votar, incluindo os votos brancos e excluídos os nulos. Quando não for atingido o quórum mínimo, será realizada nova votação. Nos colégios em que houver chapa única, o resultado será homologado desde que a totalidade dos votos válidos não seja inferior ao número de votos brancos e nulos. Já nos colégios com duas chapas em disputa, será necessário atingir 50% + 1 voto para definição no 1º turno.
Ficam de fora desta eleição os Colégios Cívico-Militares, os de Educação Integral, as instituições de ensino das Comunidades Indígenas e Quilombolas, as cedidas ou alocadas em instituições religiosas e os Colégios da Polícia Militar do Paraná, que têm outros processos específicos para a escolha dos diretores.
DOIS VIZINHOS
O colégio de São Francisco do Bandeira tem disputa entre Clairo Voni Devens e Juliana Besson Gubert – votação por cédula;
Duque de Caxias - Mauro João Sadoski – votação por cédula;
Dois Vizinhos - Terezinha Meurer (diretora) e Sueli Restelatto Steinheuzer (diretora auxiliar) – votação on-line;
Colégio Germano Stedile - Jocemar Carlesso – votação por cédula;
Colégio Leonardo da Vinci - Eridelto Xavier de Quadros (diretor) e Edilson Macieski Onofre (diretora auxiliar) – votação on-line;
Linha Conrado - Ana Jusceia Albano Acosta – votação por cédula;
Paulo Freire - Nelci Andreis Toscan – votação por cédula;
CEEBJA - Neri Machado – votação por cédula
Fonte: Portal Educadora