• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

com

AO VIVO

Dois Vizinhos está no MasterChef Brasil, da Band

Empresa de luminárias é referência nacional.

Image
  • 07 de Julho de 2021
  • Foto: Assessoria

  • 5078

A empresa duovizinhense Accord Iluminação está na 8ª temporada do MasterChef Brasil. O programa de culinária mais famoso do Brasil é transmitido pela Band, todas as terças-feiras, às 20h30 e conta com 23 participantes que disputam o troféu e R$ 300 mil. A edição de 2021 do programa não terá a chef Paola Carossella e, em seu lugar, entrará Helena Rizzo. Os outros dois jurados continuam sendo Henrique Fogaça e Erick Jacquin. Os episódios também são publicados no Youtube do MasterChef Brasil.

As luminárias da Accord que estão na cozinha do reality show são os modelos Pendente Fuchsia e Coluna Dot. “A nossa parceria começou em abril, quando o diretor de arte entrou em contato conosco para montar o novo espaço do MasterChef. Ele fez algumas sugestões de luminárias da Accord, que passaram pela nossa equipe e o nosso arquiteto, Bruno Diego Felippe, sugeriu que colocassem essas peças que estão lá. São os pendentes Fuchsia e algumas luminárias de chão da linha Dot, que são desenhos do Bruno. A linha Fuchsia é inspirada na flor símbolo do Rio Grande do Sul que é o Brinco de Princesa. O Bruno tem tentado trazer para nossas luminárias algo inspirado na flora brasileira e resgatando a cultura nacional. Temos outras coleções inspirados na flora brasileira e nas lendas brasileiras também, algumas já foram lançadas e outras ainda estão sendo desenvolvidas”, explicou Donato Acordi, CEO da Accord Iluminação.

Não é a primeira vez que os produtos da empresa de Dois Vizinhos aparecem na TV. “A Accord tem sido procurada por diversas emissoras de televisão há mais de uma década. Tivemos a oportunidade de, em uma das feiras que participamos, chegamos a participar de cinco feiras por ano sendo três no Brasil e duas no exterior, conhecemos o diretor de arte da Rede Globo e hoje somos um fornecedor de luminárias para a emissora. Acabamos sendo vistos pelas outras emissoras também e já estivemos em novelas da SBT e da Record”, completou Donato, enfatizando que a empresa participa de feiras nacionais e internacionais.

PARCERIA

Donato explicou como funciona a parceria com as emissoras. “Algumas nos pedem que a gente envie as luminárias em comodato, outras acabam pagando por elas. No caso do MasterChef, eles dão os créditos para nós e possibilitam que a gente utilize as imagens para divulgação. A Globo é um pouco mais reservada, eles não permitem que vincule a marca às luminárias, mas o importante é a parceria e estar sendo visto. Sempre que acontece uma participação nossa em algum cenário, a gente recebe muitas mensagens de pessoas que viram nossas luminárias até porque a Accord é única no cenário brasileiro. Então, quem faz luminárias em madeira com design contemporâneo e de qualidade é somente a Accord Iluminação”, acrescentou.

MERCADO NACIONAL E INTERNACIONAL

Donato Acordi destacou que a empresa vem crescendo mesmo durante a pandemia. “Eu acredito que, como em todo o segmento, 2020 foi desafiador. No auge da pandemia, as vendas despencaram, mas no segundo semestre, foram retomadas e tivemos meses muito bons. Em 2021, em função do mercado internacional, as coisas estão melhorando. Vale ressaltar que o mercado nacional está crescendo muito também. Estamos vivendo bons momentos da nossa economia, sei que alguns setores ainda não se recuperaram totalmente, mas eu diria que construção civil e ramos ligados a ela estão crescendo bastante. É logico que, para a gente pegar essa carona de crescimento, precisamos estar constantemente investindo, criando produtos novos, estar com atenção voltada 100% ao cliente para que você não saia da cabeça deles, apresente produtos inovadores, que seja um diferencial na vida do cliente e contribua para que o negócio dele também possa crescer”, destacou.

AMÉRICA LATINA

Na América Latina, a Accord Iluminação atende vários países. “Tenho feito vendas para países como Chile, Peru, Bolívia, Panamá, Costa Rica, Porto Rico e Republica Dominicana, então tenho conseguido trabalhar bem”, falou Donato.

ESTADOS UNIDOS

A Accord entrou nos Estados Unidos em 2016, quando o filho de Donato, Bernardo, entrou na empresa e começou a montagem da equipe de vendas. “Comecei a me inteirar da empresa, dos produtos, processos e, em 2016, fomos para a nossa primeira feira nos Estados unidos. Eu sempre acreditei que a melhor forma de entrar em um mercado novo é através das feiras porque você atinge o público que você precisa, conversa com representantes, distribuidores, outras fábricas e os players. Quando chegamos lá, descobrimos desafios, certificações específicas e conseguimos nosso principal cliente que é um site chamado Lightology, que é um dos cinco maiores players no mercado dos EUA em termos de varejistas. Buscamos a certificação e, após isso, conseguimos oferecer uma segurança a mais para os clientes dos EUA e no Canadá”, explicou Bernardo.

Até 2018, a Accord participou de diversas feiras nos Estados Unidos e ampliou as certificações para lâmpadas normais e de led, que foram um marco para a empresa. “Em 2018, a gente chegou em um lugar que precisávamos tomar uma decisão: ou entrávamos no mercado através de distribuição, achando um parceiro local que revendesse nossas peças com os lojistas com a força de vendas dele ou tomar o caminho mais difícil, criando nossa própria força de vendas, que demora mais para ser construída, porém, é mais sustentável em longo prazo porque tem um atravessador a menos, que foi a que escolhemos”, explicou Bernardo.

No ano passado, outra participação em uma feira fez com que as vendas aumentassem. “Decidimos ir para outra feira, onde você monta uma loja em um espaço alugado e é como se fosse seu estande, a feira acontece duas vezes por ano, mas a loja fica exposta por um longo período. Em duas épocas do ano, os lojistas que compram das fábricas vão lá para visitar. A feira aconteceu em janeiro de 2020 e logo depois tivemos o Coronavírus e, mesmo assim, conseguimos um grande salto de vendas, começamos a vender muito a partir dessa feira nos EUA e Canadá. Porém, com todos os bloqueios de viagens, Coronavírus, eu não consegui mais viajar para lá e visitar os clientes. A sorte nossa é que, antes de 2020, a gente já tinha aberto a empresa nos EUA, a conta de banco, já tínhamos achado um galpão para estocar algumas peças e tivemos esse showroom em Dallas”, explicou.

Ainda em 2020, a Accord contratou um gerente de vendas nos Estados Unidos, que tem mais de 30 anos de experiencia no mercado norte-americano, o que impulsionou as vendas e as expectativas para o futuro são ainda melhores. “Não tenho dúvidas que, em um ou dois anos, já consigamos superar a venda do mercado nacional, que é um mercado de 20 anos, com a exportação. O esforço começou em 2016, pegou tração em 2019/20 e já nos coloca nessa posição. Os mercados norte-americanos e canadense são muito grandes, seja em população ou em poder aquisitivo e acreditamos superar o faturamento nacional em dois anos. O ano de 2020 foi bem complicado, no auge da pandemia, mas 2021 está sendo excelente, as vendas estão explodindo no Brasil e fora dele. Fortalecendo a América do Norte, num futuro próximo, queremos ir para a Europa também”, finalizou.

Fonte: Portal Educadora