Evento teve parceria da AEFOS/PR.
Foto: Assessoria
441
Entre os dias 24 de junho e 1º de julho, Viveiro Florestal da UTFPR de Dois Vizinhos promoveu uma oficina onde os participantes tiveram a oportunidade de conhecer preceitos teóricos e também a prática de enxertia de araucária. A técnica consiste em buscar promover a produção precoce de pinhão, um dos produtos da espécie, atualmente, entre os mais valorizados. Com a técnica, pode-se reduzir a idade do início da produção de 15 anos para cerca de 6 a 8 anos.
Os 15 participantes do curso, entre professores e alunos da UTFPR-DV, além de profissionais da área atuantes nas regiões Sudoeste e Oeste do Paraná, tomando todos os devidos cuidados em relação à pandemia de covid-19, puderam vivenciar, na prática, a técnica de enxertia aplicada à araucária, ensinamentos que foram repassados pelo Engenheiro Florestal Dr. Ivar Wendling, pesquisador da Embrapa Florestas.
Segundo o Professor Eleandro Brun, do curso de Engenharia Florestal, responsável pelo evento, “a valorização das espécies nativas passa por trabalhos de pesquisa científica aplicada na prática, onde a viabilização do cultivo da araucária nas propriedades rurais, assim como em pequenos terrenos, visando a produção de pinhão, é viabilizada pela técnica aplicada”.
O Curso foi viabilizado em parceria entre a UTFPR-DV, através do curso de Engenharia Florestal e do Viveiro Florestal e a AEFOS/PR (Associação dos Engenheiros Florestais do Oeste e Sudoeste do Paraná).
Os interessados na técnica e outros serviços e produtos do Viveiro Florestal da UTFPR-DV podem entrar em contato através das redes sociais do viveiro pelo perfil no Instagram @viveiroflorestal.utfpr ou pelo e-mail: eleandrobrun@utfpr.edu.br, com o Prof. Dr. Eleandro José Brun.
Fonte: Assessoria