Reuniões do Comitê de Crise em Saúde da Amsop passam a ser quinzenais

Comitê pede que população mantenha cuidados.

Image
  • 09 de Julho de 2021
  • Foto: Assessoria

  • 393

Nesta quarta-feira, 07/07, o Comitê de Crise em Saúde da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) decidiu que as reuniões ordinárias do colegiado passam a ser quinzenais, e não mais semanais, em razão do cronograma de trabalho do Comitê ter evoluído de forma satisfatória e de um cenário mais otimista com relação aos números da pandemia da covid-19.

“O Comitê já fez a sua parte, já cumpriu com as suas determinações, mas, continua trabalhando, monitorando os rumos da pandemia. Então, as reuniões ordinárias passam a ser quinzenais, porém, o Comitê continua de prontidão para qualquer eventualidade”, explicou o coordenador do Comitê de Crise, Elói Schlikmann.

Schlikmann também pede que a população mantenha os cuidados com o uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social, e, ainda, que os prefeitos da região continuem seguindo os decretos sanitários do governo do Estado. “Apesar de um declive nos casos de covid, não podemos cometer o mesmo erro do passado em flexibilizar sem segurança e gerar um novo aumento em casos e internações”, complementou Schlikmann.

O Comitê de Crise em Saúde da Amsop foi instalado em 26 de maio, por determinação do presidente e vice-presidente da entidade, prefeitos Nilson Feversani (Bom Sucesso do Sul) e Cleber Fontana (Francisco Beltrão), respectivamente, bem como, do presidente da Comissão de Saúde da Amsop e prefeito de Dois Vizinhos, Luís Carlos Turatto.

AÇÕES

Entre as ações já realizadas pelo Comitê, se destacam a articulação com os consórcios de saúde da região – ARSS (Associação Regional de Saúde do Sudoeste) e Conims (Consórcio Intermunicipal de Saúde) – para a aquisição, em grande escala e com o menor preço, de medicamentos, insumos e equipamentos para os municípios; aquisição, através da ARSS, de 200 mil testes PCR para covid, a preço reduzido; o incentivo ao trabalho integrado entre Prefeituras e Polícia Militar pelo cumprimento dos decretos sanitários do governo do Estado e municípios; a realização de campanha de conscientização, com a produção de audiovisual e cartaz; e o fomento para a implantação de atendimento primário aos casos de covid nos municípios.

MEMBROS

O Comitê de Crise em Saúde da Amsop é composto pelos seguintes membros: Helton Pfeiffer (coordenador da ARSS), Patrícia Mallmann Brocardo (servidora cedida pela Prefeitura de Francisco Beltrão), Claudete Meurer (servidora cedida pela Prefeitura de Dois Vizinhos), José Kresteniuk (diretor-geral da Amsop) e Claudemir Freitas (diretor administrativo da Amsop).

Fonte: Amsop