Município recebeu 1 mil testes rápidos através da ARSS.
Foto: Jornal de Beltrão
854
A Associação Regional de Saúde do Sudoeste – ARSS adquiriu 200 mil testes rápidos e já recebeu nesta semana 28 mil testes para serem utilizados conforme a demanda dos municípios. Os testes são do tipo antígeno, que identificam a presença de vestígios do coronavírus nas secreções e tem resultado em 15 minutos.
Cada prefeitura pede a associação a quantidade que achar necessária para atender a demanda do seu município, depois paga pela quantidade. Como a compra da ARSS é feita em grandes volumes, os municípios acabam pagando menos pelos testes, gerando economia e possibilitando a compra de mais produtos. O município de Dois Vizinhos pediu, inicialmente, 1 mil testes rápidos e outros 2 mil testes devem chegar assim que a ARSS receber nova remessa, prevista para o início de agosto.
Claudete Meurer, gestora de saúde, explicou como os testes serão utilizados. “O município vai fazer, a princípio, a testagem de todos os pacientes que forem até o Centro Integrado de Especialidades Microrregional (CIEM) e que estiveram com síndrome respiratória. Se der positivo, serão testados os contatos dos pacientes no sexto dia e também já entramos com o protocolo e isolamento. Dois Vizinhos recebeu 1 mil testes agora e a gente está aguardando chegar mais, por isso, centralizamos a testagem no CIEM, que é o atendimento exclusivo do Covid-19. Se der negativo, a gente vai fazer novamente, depois de 24h, o RT-PCR. Quando virem mais testes, a gente vai abrir mais em outras unidades para realizar em pacientes que, por ventura, forem procurar esses exames. Gradativamente, vamos aumentar a testagem no município”.
Fonte: Portal Educadora com Jornal de Beltrão.