Caminhos da Produção quer consolidar Dois Vizinhos com maior VPB da região

Lei sancionada pelo prefeito Carlinhos Turatto (PP) vai oferecer serviços de horas-máquina subsidiado para o homem do campo, além de outros benefícios.

Image
  • 20 de Julho de 2021
  • Foto: Assessoria

  • 430

O município de Dois Vizinhos tem um dos maiores Valores Bruto de Produção (VBP) do Paraná, com mais de R$ 1 bilhão de recursos gerados no campo. Além da avicultura, que é o carro-chefe, o município se destaca na produção de grãos, gado de corte e na atividade leiteira. Para consolidar ainda mais a liderança do município na produção agropecuária do Sudoete, o prefeito Carlinhos Turatto (PP) sancionou, recentemente, o projeto de lei 27/2021 que criou o programa Caminhos da Produção, visando beneficiar produtores com horas-máquinas, manutenção de estradas de acessos e outros serviços similares em propriedades rurais. A vigência da lei é até 31 de março de 2025.


O que preconiza?

O município vai poder, com a lei, subsidiar 70% do valor das horas-máquinas aos produtores, com exceção da escavadeira hidráulica e do trator de esteira que poderão ser subsidiados em 50% dos valores na execução dos serviços. O programa é coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural. “A administração está focada em atender toda a parte agrícola porque 60% da nossa arrecadação vem do agronegócio, por isso, temos o compromisso de oferecer melhores condições a todos os agricultores”, diz José Carlos Ventura Júnior, secretário de Desenvolvimento Rural. 

O titular das terras terá direito até seis horas-máquinas e, caso haja mais de uma família na mesma unidade produtiva, mais três horas poderão ser acrescidas de serviço. Os produtores também terão direito até dez cargas de cascalho de forma gratuita. Os beneficiários deverão fazer cadastro junto a secretaria. Caso ultrapasse o número de horas maquinas, será cobrado o valor integral da hora.


Cursos de capacitação 
O Projeto de Lei diz ainda que os produtores atendidos pelo programa deverão participar, sempre que possível, de cursos de capacitação oferecidos pelo município, providenciar a retirada de cercas ou quaisquer obstáculos para realização dos trabalhos, manter, obrigatoriamente, limpo e roçado o limite entre a propriedade e as estradas rurais, atender a legislação ambiental e de uso do solo, comprovar o cumprimento do calendário sanitário do município, além de outras situações. Os vereadores aprovaram uma emenda aditiva colocando também a exigência da apresentação do bloco do produtor rural e as devidas notas de acordo com a sua produção para contratar os serviços. 

Fonte: Jornal de Beltrão