Alunos da UTFPR de Dois Vizinhos vencem concurso nacional

Aplicativo para comércio de bovinos ficou em 1º lugar.

Image
  • 21 de Julho de 2021
  • Foto: Portal Educadora

  • 783

A equipe do campus Dois Vizinhos da UTFPR conquistou o 1º lugar no programa Campus Mobile. A competição contou com 198 participantes de 68 universidades brasileiras para criar soluções para dispositivos móveis.

Os alunos Pedro Henrique Silveira e Marcos Paulo de Andrade criaram o Leiloaê. É um aplicativo de comércio de bovinos e leilão com arremate virtual, conectando compradores e vendedores de gado de todo o país. O projeto garantiu a vitória para a dupla na categoria Smart Farms (fazenda inteligente).

Pedro conta que a ferramenta inclui a oferta de uma venda consultiva, de acordo com as necessidades do cliente. “É um sistema prático, com um time interno especializado com profissionais da área, que acompanham de perto os lotes comercializados. Tudo sob o monitoramento do nosso sistema de segurança”, explica. A plataforma também permite compras em parcelas de até 80 vezes e a realização de operações em qualquer lugar do planeta, em apenas alguns minutos.

Os estudantes receberam a orientação de especialistas de inovação e participaram de palestras e oficinas durante seis meses no Campus Mobile. Mesmo em modelo remoto, a dupla conseguiu aprimorar a ideia, fazer novos contatos e adquirir mais conhecimento.

Vencer um concurso nacional já é motivo de comemoração. Tudo ficou ainda mais animador com um prêmio em dinheiro e uma viagem de 10 dias ao berço da tecnologia no Vale do Silício, na Califórnia (Estados Unidos). “É extraordinária a possibilidade de conhecer as sedes de algumas das maiores organizações do mundo, ainda mais com a nossa empresa que desenvolvemos do zero, especialmente para nós que somos do curso de Engenharia de Software”, diz.

Os planos para a Leiloaê não param por aí. Agora, os engenheiros buscam maior atuação da empresa no mercado de comercialização de bovinos no Brasil, além da venda de novos produtos, como insumos agrícolas, equinos, máquinas e fazendas.

Mais sobre o Campus Mobile

O concurso reúne grupos, com até três estudantes universitários e/ou recém-formados, sob a organização da Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico. Os projetos são selecionados para o desenvolvimento do protótipo, de acordo com a proposta de solução mobile. Os ganhadores recebem a premiação em seis categorias: Diversidade, Educação, Games, Saúde, Smart Cities e Smart Farms.

Fonte: Assessoria UTFPR