• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

107 E VOCÊ

com

JEFERSON THIAGO

Lei sancionada: CIEM agora leva o nome de Janino Mattos Hablich

Prefeito Carlinhos Turatto divulgou a intenção da homenagem na inauguração do Hospital de Campanha.

Image
  • 21 de Julho de 2021
  • Foto: Assessoria

  • 853

O prefeito Carlinhos Turatto (PP) sancionou, na manhã de quarta-feira, 21, a lei que nomina o Centro Integrado de Especialidades Microrregional (CIEM) como Janino Mattos Hablich. O médico pioneiro de Dois Vizinhos faleceu, por complicações da Covid-19, em 22 de setembro de 2020, aos 72 anos, em Ponta Grossa. A estrutura do CIEM está sendo utilizada como um Hospital de Campanha desde o dia 7 de junho e atende somente pacientes suspeitos ou com sintomas leves de Covid. “O Janino foi um médico que essa praga desta doença acabou levando. Foi uma pessoa que dedicou sua vida ao município, cheio de bondade e sempre ajudando os outros. Nada mais justo do que nós o homenagearmos tentando salvar vidas, coisa que ele fez a vida toda”, explicou o prefeito.

 

HISTÓRICO

Juntamente com sua família, dr. Janino chegou em Dois Vizinhos em 1958. Filho de Heitor Ferrari Hablich e Branca Mattos Hablich. Cursou Medicina na Faculdade Nacional de Córdoba, Argentina. Retornou para Dois Vizinhos em 1979, onde trabalhou por 40 anos como oftalmologista. Foi proprietário do Hospital de Olhos do Sudoeste, onde realizou mais de 100 mil consultas e dez mil cirurgias em conjunto com os doutores Marcelo Kureski e André Luiz Coitinho. Fundou e presidiu a Sociedade Rural Vale do Iguaçu (SRVI) por seis anos, além de presidir a APMI do Colégio Monteiro Lobato. Janino também atuou como secretário de Saúde do então prefeito José Ramuski Júnior (2009/12), mandato em que também foi eleito como vereador, pelo PSDB, com 859 votos.

Em novembro, dr. Janino recebeu, após aprovação por unanimidade dos vereadores, o título de Cidadão Honorário de Dois Vizinhos. No restaurante do Hotel Lago Dourado, o médico reuniu autoridades, familiares e amigos. Em seu discurso ele deixou claro o tamanho do carinho que tinha por essa cidade.  “Esse título nobre tem um significado muito especial, que me lembra das minhas raízes. Por algum motivo, meu avô Firmo Hablich se instalou nessa paragem no início do século passado, quando prestou serviços à comunidade como farmacêutico. Nesse lugar já sorri, já chorei, me exaltei, discuti, dei a mão à palmatória, venci e fui vencido na defesa do que considero ser de interesse da população”, disse no seu discurso”, disse o médico em seu discurso na cerimônia.

Fonte: Portal Educadora