Com essa medida o Estado cumpre, conforme já havia sido anunciado há alguns meses, o compromisso assumido pelo governador Beto Richa e registrado no Plano de Governo
396
Além do salário do mês de dezembro, 33 mil funcionários da Educação do Estado do Paraná, entre servidores do Quadro Próprio do Magistério e do Quadro de Funcionários da Educação Básica, receberam, na quarta-feira, o pagamento das promoções e progressões de carreira relativas aos anos de 2011, 2010 e 2009. O valor total retroativo dos benefícios foi pago pelo governo em folha complementar e somou cerca de 53 milhões e 500 mil reais. De acordo com o diretor-geral da Secretaria de Estado da Educação, Jorge Wekerlin, o Paraná honrou a dívida assumida com os educadores, a maior parte dela ainda do governo anterior.
Com essa medida o Estado cumpre, conforme já havia sido anunciado há alguns meses, o compromisso assumido pelo governador Beto Richa e registrado no Plano de Governo. As progressões são concedidas com base em formações continuadas realizadas pelos servidores e se referem à titulação obtida em curso de pós-graduação ou curso técnico. Ambas representam avanços na carreira de professores e funcionários. Cumprindo mais um compromisso, o governo do Estado também iniciou este ano o processo de equiparação da remuneração dos profissionais do magistério aos vencimentos básicos dos demais servidores do Estado que possuem nível superior. A categoria recebeu reajuste salarial de 5,91%. A medida beneficiou 84 mil e 165 professores, entre ativos e aposentados. Foi o segundo aumento para o magistério este ano. No total, os salários da categoria foram reajustados em 12,79%.