Entrega acontece no Centro Comunitário da Imaculada Conceição.
Foto: Portal Educadora
559
A Secretaria de Administração e Finanças encerra nesta sexta-feira (23) a entrega dos carnês físicos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Dois Vizinhos que está acontecendo no Centro Comunitário da Igreja Imaculada Conceição das 7h30 às 18 horas, sem parar para o almoço.
O contribuinte também pode ter acesso a sua guia de pagamento do IPTU pelo site do município www.doisvizinhos.pr.gov.br. Neste caso, é preciso ter o número da matricula do imóvel, CPF ou CNPJ. Quem fizer a impressão pelo site, não precisa retirar o carnê físico.
“Após este prazo o contribuinte ainda pode imprimir o seu carnê no site da prefeitura que estará disponível e, eventualmente, aqueles que preferirem buscar aqui na Prefeitura também poderá estar se dirigindo ao setor de tributação que o pessoal vai atender e fazer a impressão do carnê”, explicou o secretário de Administração e Finanças, Vilmar Possatto Duarte.
O IPTU de Dois Vizinhos foi corrigido pelo IGPM (Índice Geral de Preços – Mercado), referente ao ano de 2020, que foi de 23,14%. O pagamento pode ser parcelado, sem desconto, em até quatro vezes, sendo a primeira parcela vencendo no dia 10 de agosto. Quem optar em pagar o imposto com cota única terá desconto de 10% e o vencimento será no dia 10 de agosto. “Foi uma forma que o prefeito Carlinhos Turatto (PP) determinou que se fizesse esse desconto para reduzir o impacto que foi muito alto, de 23,14% de 2020 para este ano, numa inflação de 4,52%. Então, seria muito injusto com os contribuintes aplicar todo esse reajuste e a forma que a Administração Municipal encontrou foi de conceder um desconto maior para aqueles que pagam à vista”, disse.
Para o próximo ano, a Prefeitura já alterou o indexador, sendo que não será mais pelo IGPM e sim pela inflação.
Neste ano, a administração vai devolver, em forma de crédito, a taxa de incêndio que foi cobrada de forma indevida nos anos de 2017 e 2018 aos contribuintes que permanecem proprietários dos mesmos imóveis.
Aqueles que pediram a isenção do IPTU e tiveram seu cadastro aprovado não precisam retirar carnês, mas todo o ano é preciso fazer a renovação do cadastro sempre antes da geração das guias. Tem direto a isenção idosos com 65 anos ou mais e portadoras de deficiência, desde que tenham apenas um imóvel em seu nome e nele residam, além disso, a renda familiar máxima não pode passar de três salários mínimos. “Todos que tem direito a isenção, e isto está previsto na legislação tributária municipal e está no estatuto do idoso, devem fazer o requerimento aqui na prefeitura, fazer a comprovação mediante apresentação de documentos e todos aqueles que se enquadrarem terão o beneficio da isenção”, finalizou Vilmar.
Fonte: Portal Educadora