O curso de agronomia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Dois Vizinhos comemora, no próximo dia 6 de agosto, 10 anos da sua primeira aula. A história começou com a criação da unidade de ensino descentralizada da Escola Agrotécnica Federal (EAF) de Rio do Sul (SC) em Dois Vizinhos, conquistada pela comunidade em 1992 e inaugurada em dezembro de 1996. “Não é possível desvincular a história do curso com essa importante conquista, pois esse fato pavimentou as bases necessárias para o pleito da criação do Curso de Agronomia já que, foi naquela época, que a área de 191,3 hectares, onde hoje está instalado o campus Dois Vizinhos, foi adquirida e que alguns professores, que ainda atuam no curso, foram contratados para os cursos técnicos”, destacou Everton Lozano, diretor da UTFPR-DV.

 

História

Em 2003, ocorreu a adesão da EAF ao Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR) e, posteriormente, a unidade foi transformada em UTFPR em 2006, com Dois Vizinhos atingindo status de cidade universitária. Durante esta trajetória, foram criados e ofertados cursos de técnico agrícola em agropecuária (no sistema integrado e pós-médio) com habilitações em agricultura, zootecnia e agropecuária, bem como, tecnologia em horticultura. Além destes, também foram criados os cursos de ciências biológicas, engenharia florestal e zootecnia. A implantação destes cursos, demandou recursos para a montagem de toda a estrutura para atender suas necessidades, bem como a contratação de docentes, aquisição de bibliografias, estruturação dos antigos e criação de novos laboratórios e unidades de ensino, pesquisa e extensão.

Entre 2007 e 2009, o curso de tecnologia em horticultura, após a realização de vários vestibulares, não apresentou demanda suficiente para abertura de novas turmas, levando a decisão de não oferta de novas vagas a partir de 2010. Assim sendo, suprindo a lacuna deixada pelo curso, foi criada, em 2009, uma comissão na UTFPR especialmente para estudar a oferta de um novo curso superior na área de ciências agrárias, que apontou para os cursos de agronomia e medicina veterinária. Em 2010, utilizando-se de critérios como demanda, infraestrutura instalada e corpo docente disponível, optou-se pela criação do curso de agronomia.

O curso iniciou seu funcionamento em regime semestral, com 44 vagas e o ingresso da primeira turma ocorreu no segundo semestre de 2011. A primeira aula foi realizada em 6 de agosto de 2011. Nestes 10 anos, os números confirmam a decisão acertada da comunidade de Dois Vizinhos em lutar pela criação da Escola Agrotécnica Federal e da UTFPR, aproveitando essa estrutura para ofertar o curso de agronomia, que tem ou já teve, em seu quadro de estudantes, 1.016 matriculados de todas as regiões do país, em 20 turmas, formou 259 engenheiras e engenheiros agrônomos que atualmente desenvolvem suas atividades profissionais no Brasil e exterior. Em suas avaliações, conquistou nota máxima no reconhecimento pelo Ministério da Educação, cinco estrelas no ranking do jornal Estadão, de São Paulo (SP), e quatro estrelas no guia do estudante. No Enade de 2016, seus alunos foram os melhores entre as instituições federais de ensino superior do Brasil e a terceira nota do país.

Atualmente, o curso conta com mais de 50 professores doutores em diversas áreas, os quais atuam na graduação e pós-graduação, em nível de mestrado e doutorado. Seu corpo docente coordena inúmeras parcerias e convênios com diversas empresas do setor agropecuário para estágios e pesquisas. O curso disponibiliza ainda um programa de dupla diplomação junto ao Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal, permitindo aos estudantes que participam do programa, obterem titulação em nível superior para atuação profissional na Europa.

 

Celebração

Para comemorar essa importante data, o curso está promovendo Webinar “A formação do engenheiro agrônomo frente as mudanças na agricultura”, que contará com a participação de Aurélio Pavinato, CEO da SLC Agrícola S.A., umas das maiores empresas do setor no Brasil. O evento ocorrerá no dia 5 de agosto e será transmitido pelo canal do curso no YouTube.

Fonte: Assessoria

Últimas Notícias