Empresários estão com a expectativa alta para a data.
Foto: Jornal de Beltrão
371
Da mesma forma que em Francisco Beltrão, nos municípios de Dois Vizinhos e Pato Branco, os comerciantes também estão otimistas com a chegada do Dia dos Pais, uma das datas comemorativas em que mais se registram vendas durante o ano. A queda do número de casos de Covid-19 e a maior flexibilização nas regras de distanciamento social são dois dos motivos que devem fazer com que a população vá às compras para presentear seus pais.
Aumento de 10%
O presidente do Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Pato Branco (Sindicomércio), Ulisses Piva, revela que há expectativa de aquecimento das vendas nesta semana, com volume de comercialização cerca de 10% maior em relação ao Dia dos Pais do ano passado. “A intenção está muito semelhante à de 2020, já que 66,4% dos paranaenses pretendem presentear os pais neste domingo. O tíquete médio deve ficar em R$ 100 e os principais tipos de presentes serão itens de vestuário e calçados, artigos de perfumaria máquinas e ferramentas, entre outros.”
Vacina e otimismo
A presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Pato Branco, empresária Fernanda Ody Barp, avalia que há mais otimismo no setor, que o aumento nas vendas já pôde ser sentido no fechamento do mês de julho e que no segundo semestre de cada ano o movimento sempre tende a ser melhor. “Além disso, agora temos uma estabilidade com relação à pandemia e há mais segurança dos consumidores por causa da chegada da vacina também”, diz Fernanda, que, da mesma forma que Ulisses, acredita num aumento de em torno de 10% nas vendas no comércio de Pato Branco.
Contato pessoal
Depois da pandemia, grande parte dos consumidores optou pelas compras por meio de lojas na internet, mas Fernanda avalia que os empresários proprietários de lojas físicas estão se adaptando para concorrer com o e-commerce, ou, comércio eletrônico. “O lojista está conseguindo fazer promoções e oferecer condições de pagamento para seus clientes. Muita gente também gosta do contato com os vendedores e as pessoas sentem essa necessidade de olhar no olho e conversar.” Hoje, depois de todos os percalços pelos quais os lojistas passaram no último ano, Fernanda diz que todos estão mais preparados para os atendimentos pessoalizados. “Todos estão mais hospitaleiros, recebendo os clientes como se estivessem chegando numa extensão das suas casas e isso é muito bom”, completa a proprietária de loja de decorações e brinquedos.
Dois Vizinhos
Em Dois Vizinhos, segundo o presidente da Associação Comercial e Empresarial (Acedv/CDL), Rogério Borges Sidral, que é do setor de ferragens, a situação é semelhante. Ele afirma que há um otimismo de forma geral entre os comerciantes e que, com relação a 2020, deve haver um bom aumento nas vendas. “No ano passado teve lockdown e muitas incertezas e agora as pessoas estão carentes de viver em família. Muitos nem visitaram seus pais no ano que passou. Acreditamos num aumento de 20% ou mais nas vendas com relação a 2020.” Para Rogério, o aumento do número de vacinados fez com que tanto a população como os empresários ficassem mais confiantes para esse momento.
Promoção
A Acedv/CDL lançou uma promoção para fomentar as vendas no Dia dos Pais, que vai contemplar os clientes locais com 120 cafés da manhã e ainda dez passeios pelo roteiro turístico de Dois Vizinhos. São mais de 100 empresas associadas participantes. “Queremos fomentar o turismo local com os passeios. O roteiro turístico inicia com um café da manhã, depois pega a Van para ir ao ‘Museu do Toninho’, segue para o Zoológico da Unisep e finaliza com almoço numa cantina italiana. Todos os empresários aderiram porque tem baixo custo e incentiva a população a conhecer nossa cidade.” De acordo com Rogério Sidral, quem for sorteado com um dos 120 cafés, que será servido em uma panificadora associada, também concorre ao sorteio dos 10 roteiros turísticos. “Todos os cupons serão colocados na urna.”
Fonte: Rodrigo Accorsi/Jornal de Beltrão