• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

BOM DIA VIZINHO

com

JOAO PEDRO SEGATO

Hoje tem a live ‘Interpretando a Canção’ do Departamento de Cultura

Serão 18 apresentações com músicas que foram escolhidas pelos alunos de canto.

Image
  • 06 de Agosto de 2021
  • Foto: Reprodução Facebook

  • 535

Nesta sexta-feira, às 19h30, o departamento de cultura de Dois Vizinhos vai promover a live ‘Interpretando a Canção’ no seu canal do YouTube. A apresentação foi pensada para mostrar os trabalhos desenvolvidos no primeiro semestre de 2021. Serão 18 alunos apresentando canções que foram escolhidas por eles.

“Em 2020 trabalhamos muito tempo de maneira on-line, o que exigiu adaptações. Seguimos os decretos, respeitando sempre o que a lei preconizava e, diante disso, criamos esse evento porque o objetivo de quem faz arte é mostrar, produzir alguma coisa. Como a gente estava nesse período on-line, optamos e tivemos a ideia de fazer essa ‘live’ que também é uma coisa nova como produção. Nós já trabalhamos com produções presenciais no Centro Cultural e essa mostra é uma novidade. Construímos a apresentação aos poucos, pensamos na técnica vocal, na expressão, na interpretação dos alunos. Eles escolherem as músicas e trabalharam da forma que achassem conveniente. A produção é deles, claro que orientamos, trabalhamos juntos, mas parte muito deles, com muita individualidade nos vídeos, tanto que as músicas são completamente ecléticas”, diz Gilvana Schmoeller, professora de interpretação.

O professor de canto, Jades Henrique, também falou sobre as dificuldades das aulas on-line. “Se você me perguntasse, no ano passado, se era possível dar aulas de canto on-line e em grupo, eu diria que não. A nossa primeira aula on-line foi uma catástrofe, mas fomos descobrindo e chegamos a um resultado muito bacana. Hoje, estamos no sistema híbrido e queremos manter a ligação com o público, mesmo não podendo recebê-lo. A live ‘Interpretando a Canção’ vem de encontro a isso, para apresentarmos nosso trabalho. Eu estou surpreso com o resultado porque a partir da dificuldade você começa a inventar, a criar uma forma de transpor essa dificuldade”, destacou.

Ele falou sobre o trabalho dos alunos. “Eles escolheram as canções e tiveram independência para aprender a criar. Nós, no grupo de canto, não somente cantamos, por isso, temos aulas de interpretação. Você canta com o seu corpo, não só com a voz. Você se comunica, tem um texto, uma mensagem, uma intenção e a interpretação ajuda a passar essa mensagem. O aluno escolheu a música, criou um personagem, uma história, um cenário, um figurino e gravou um vídeo. Vai ser uma ‘live’ no estilo de um programa de clipes. Temos vídeos no Lago Dourado, no Lago da Paz, no sítio da família, na garagem de casa, inúmeros cenários dentro do município e a interpretação conta a história daquela música. São 18 apresentações com crianças de 8 anos, adultos e idosos”, relatou.

 

A cultura

O diretor do departamento de cultura, Edson Fiorin, avaliou o primeiro semestre. “Devido à pandemia, tivemos empecilhos, mas foram muitas atividades on-line e isso foi um desafio enorme para reestruturar e reinventar as questões relacionadas ao departamento de cultura. Tivemos que ter ideias inovadoras e o evento de amanhã marca o início, vamos mostrar aos duovizinhenses os frutos do trabalho. Mesmo com as dificuldades, o semestre foi produtivo. Estamos reestruturando, reinventando, moldando uma nova forma de ver e fazer a cultura em Dois Vizinhos. Temos vários projetos para colocar em prática no decorrer do ano, com muitas novidades especiais e vamos fazer a diferença na cultura”, conclui.

Fonte: Jornal de Beltrão