No mesmo evento, foram premiados destaques do Ideb.
Foto: Portal Educadora
867
Na noite de sexta-feira (06) aconteceu, no Centro Cultural Arte e Vida, a posse dos diretores eleitos nas escolas estaduais ligadas ao Núcleo Regional de Educação (NRE) de Dois Vizinhos. Na oportunidade, também foi entregue a premiação ouro para escolas que tiveram os melhores desempenhos do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O evento contou com a participação de prefeitos, secretários de educação, professores, diretores e diretores-auxiliares eleitos. “Foi uma noite histórica para o NRE de Dois Vizinhos. Os diretores eleitos nos sete municípios jurisdicionados ao núcleo tomaram posse, assinando um termo de compromisso com a educação paranaense. É motivo de muito orgulho para o núcleo, para toda a equipe. Queremos primeiramente agradecer aos diretores que estão deixando os seus cargos e incentivar aqueles que vão assumir como novos diretores das escolas estaduais para que façam um bom trabalho”, disse Dirsio Ferreira da Silva, chefe do NRE de Dois Vizinhos.
Dirsio colocou metas para os eleitos. “O maior desafio deles é manter o nível da educação, a qualidade, já que a educação paranaense avançou muito nas notas do Ideb e nós queremos chegar a melhor nota do Brasil. Isso vai nos dar uma educação de qualidade, então, o grande desafio desses novos diretores é manter e aumentar a qualidade da educação das suas escolas lá na base”, completa.
Nas próximas semanas, os novos diretores terão cursos sobre gestão democrática, a parte financeira das escolas, a questão das matrículas sendo preparados pela Secretaria de Estado e Educação (Seed) e pelo NRE para a gestão. “O NRE vai dar todo o suporte necessário ao andamento da rotina, na organização das escolas. As escolas do Estado, se falar na parte física, estão todas adequadas, está tranquilo. Na parte pedagógica, nós temos uma equipe da tutoria que vai conversar com esses novos diretores, alinhando com as diretores do Estado do Paraná para que nós possamos alcançar aquilo que nós queremos, que é ter o melhor Ideb do Brasil para o ano que vem”, conclui Dírsio.
Sem diretor
Apenas o Colégio Estadual da Linha Conrado não teve diretor empossado. No local, foram realizadas duas eleições, entretanto, não atingiram quórum mínimo para eleger o diretor. Agora, o NRE vai indicar quem comanda a escola até o final do ano.
Premiados Categoria Ouro
O NRE entregou os certificados para as escolas que se destacaram com relação ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) durante a cerimônia. Entre as escolas do campo, a escola de Sede da Luz – Salto do Lontra (nota 5,9) e Barra Bonita – Nova Esperança do Sudoeste (nota 6,2) foram homenageadas. No Ensino Médio, as que se destacaram foram as escolas Irmã Maria Margarida – Salto do Lontra (nota 4,3), colégio Boa Esperança do Iguaçu (nota 4,4) e Colégio São Francisco do Bandeira – Dois Vizinhos (nota 4,8).
Entre as escolas localizadas em área de menor nível socioeconômico, destaque para a escola do Rio Gavião – Nova Esperança do Sudoeste, que teve o segundo maior crescimento de Ideb. Já a unidade da Linha Conrado – Dois Vizinhos, teve o maior crescimento do Ideb e também se destacou como a terceira melhor colocada para o Ensino Fundamental (nota 5,6). O Colégio Germano Stédile – Dois Vizinhos, por sua vez, no mesmo segmento, foi destaque duas vezes: nos ensinos fundamental (nota 5,6) e médio (nota 4,3) ficando com a quarta colocação dentro do NRE em ambas.
No ensino fundamental, homenagens para a Escola Duque de Caxias – Dois Vizinhos (nota 6,1), Jorge de Lima – Salto de Lontra (nota 5,9), Paulo Freire – Dois Vizinhos (nota 5,9) e José de Anchieta – Dois Vizinhos (nota 5,9), que foi premiada também com o segundo maior crescimento do Ideb no ensino fundamental e o primeiro maior crescimento no ensino médio.
Por fim, no ensino médio, quem se destacou foram o Colégio Leonardo da Vinci – Dois Vizinhos (nota 4,7), o Colégio Dr. Paranhos – São Jorge D’Oeste (nota 5,4) e o Colégio Arnaldo Busatto – Cruzeiro do Iguaçu (nota 5,2) que também teve o terceiro maior crescimento do índice no ensino fundamental e o segundo maior crescimento no ensino médio. O Colégio Nova Esperança – Nova Esperança do Sudoeste também recebeu o certificado por ter o maior crescimento do Ideb do ensino fundamental.
Diretores eleitos
Colégio Duque de Caxias – Mauro João Sadoski
Colégio Dois Vizinhos – Terezinha Meurer e Sueli Restelatto Steinheuzer
Colégio Germano Stédile – Jocemar Carlesso
Colégio Leonardo da Vinci – Eridelto Xavier de Quadros e Edilson Macieski Onofre
Escola Estadual Paulo Freire – Nelci Andreis Toscan
Ceebja – Neri Machado
Colégio São Francisco do Bandeira – Clairo Voni Devens
Colégio Boa Esperança do Iguaçu – Cleonizete Totti
Colégio Arnaldo Busato (Cruzeiro do Iguaçu) – Eberson Luiz Fadanelli
Escola Irmã Maria Celestina (Cruzeiro do Iguaçu) – Daiane Cristina dos Santos
Colégio Barra Bonita (Nova Esperança do Sudoeste) – Jovelina Gaspar de Santi
Colégio Estadual Nova Esperança – Airton Bonetti e Adriana Alberton Depiere
Colégio Rio Gavião (Nova Esperança do Sudoeste) – Lauro Vitoretti
Colégio Cecília Meireles (Nova Prata do Iguaçu) – Marcia Maria Cibulski
Colégio José de Alencar (Nova Prata do Iguaçu) – Silvana Forlin Rover e Aloir Koerich
Escola Cristo Redentor (Nova Prata do Iguaçu) – Dione Rodrigo Ribeiro
Escola Bairro Itaipu (Salto do Lontra) – Andrea da Rosa Baldessar
Colégio Barra da Lontra (Salto do Lontra) – Arlei Francisco Bertuol
Escola Jorge de Lima (Salto do Lontra) – Vanessa Cristina Rachelle
Colégio Linha Boeira (Salto do Lontra) – Eder de Carvalho Freitas
Colégio Maria Margarida (Salto do Lontra) – Edinalva Maria Rover Veroneze e Liliana Pires de Lima Heinzen
Colégio Pinhal da Várzea (Salto do Lontra) – Diana Sandra Sumenssi
Escola Estadual Sede da Luz (Salto do Lontra) – Sidnei Coelho
Colégio Iolópolis (São Jorge D’Oeste) – Solenia Terezinha Siega
Colégio José de Anchieta (São Jorge D’Oeste) – Sandro Cesar Chiarello e Janete Krohn
Escola Nova Sant’Ana (São Jorge D’Oeste) – Anoar Silvestri
Colégio Paranhos (São Jorge D’Oeste) – Adair Cecatto
Escola Pio X (São Jorge D’Oeste) – Bronilde Wirth
Fonte: Portal Educadora