Circuito Vale do Iguaçu, que aconteceria em abril de 2019, vai ser realizado em fevereiro de 2022.
Foto: Assessoria
660
Na última terça-feira, 10, os membros da Associação de Ciclismo de Dois Vizinhos (AcicloDV) se reuniram no Dois Vizinhos Palace Hotel para discutir sobre o retorno do Circuito Vale do Iguaçu, que teria sua quarta edição em 2020 e é um dos mais tradicionais eventos de MTB do Sudoeste e um dos principais do Paraná.
O evento é supervisionado pela Federação Paranaense de Ciclismo e a pela Confederação Brasileira e já aconteceu nas cidades de Mangueirinha, Quedas do Iguaçu, Cruzeiro do Iguaçu, São Jorge do Oeste, Verê e em Dois Vizinhos, reunido mais de 3 mil atletas. “Fomos solidários a todo esse esforço do poder público e da população para evitar a disseminação do coronavírus. Não realizamos eventos, não incentivamos aglomerações e evitamos ao máximo contribuir ou deixar de ajudar para com o combate a doença. Agora, vivemos um novo normal e nos reunimos para alinharmos os pensamentos, ver o que iríamos decidir a respeito dos eventos”, disse o presidente Rafael Pacci.
A prova de 2020 foi transferida para 2022. “Queremos fazer a ultramaratona já na primeira ou segunda semana de fevereiro. No último evento, em 2019, foram 500 atletas de todo o Sul do Brasil, Paraguai, Mato Grosso, São Paulo e nossa ideia é, em fevereiro, fazer esse evento. Em novembro, existe a chancela da federação paranaense, onde todos os organizadores colocam seus eventos e a federação organiza o calendário e agora estamos esperando essa chancela para anunciar”, relatou.
A prova aconteceria no dia 22 de março de 2020, véspera do início das medidas restritivas de enfrentamento ao coronavírus. O tema do evento era uma analogia as batalhas medievais e os desafios que os ciclistas encontrariam nos trajetos preparados pela organização. “De forma alguma imaginávamos que, em 2020, seriamos assolados por uma pandemia, sendo realmente uma batalha pela vida”, completou Rafael.
Calendário
A expectativa, ainda em 2021, é organizar um evento de cicloturismo do Circuito Vale do Iguaçu no dia 28 de novembro (ainda a confirmar) e as competições, com chancela da federação, passam para 2022: em fevereiro, será realizada a Ultramaratona XCM Vale do Iguaçu (distância de 100 quilômetros) e Vale do Iguaçu de XCC, ambas em Dois Vizinhos; já em maio, tem a etapa final XCM no Thermas Águas do Verê. ‘Nosso objetivo é sempre incentivar o ciclismo e inserir a bicicleta na sociedade. A gente viu que, com a pandemia, a bicicleta ganhou mais espaço, seja pelas academias fechadas, ou pela segurança da pessoa ir para qualquer lugar fazendo sua atividade física, contato com a natureza, e os eventos vem para somar a isso”, conclui.
Fonte: Portal Educadora com Assessoria.