Com isso, está proibido o plantio de árvores da espécie Spathodea Campanulata.
Foto: Assessoria
399
Na tarde de sexta-feira, 13, em seu gabinete e com presença de secretários municipais, o prefeito Carlinhos Turatto (PP) sancionou a Lei n. 2512/2021, oriunda de um projeto apresentado pelo vereador Fabinho Gaspar (PP), presente ao ato junto com integrantes da Associação dos Apicultores de Dois Vizinhos.
A referida lei proíbe, em Dois Vizinhos, a produção de mudas e o plantio das árvores da espécie Spathodea Campanulata, também conhecida como espatódea, bisnagueira, tulipeirado-gabão, xixi-de-macaco ou chama-da-floresta. Essa planta apresenta toxidade e efeitos danosos para as abelhas e mesmo para os beija-flores que buscam o seu néctar, além de ser considerada uma árvore invasora e não apresenta predadores naturais no Brasil, tornando-se uma praga.
A lei prevê aplicação de multa aos infratores, cobrada em dobro no caso de reincidência, assim como o corte das árvores existentes e o descarte das mudas produzidas ou em produção. O vereador Fabinho Gaspar agradeceu a atenção e compreensão do prefeito Carlinhos que sancionou a lei em benefício dos apicultores legislador ainda lembrou que o trabalho diversificado de nossos produtores rurais até pode ser aproveitado como potencial turístico.
O prefeito Carlinhos, por sua vez, elogiou o conteúdo da lei sancionada e pediu ao secretário de agricultura, José Carlos Ventura Júnior (Juninho) e sua equipe, para tomarem as providências para que essa norma aconteça em termos práticos. “Quero que tudo o que for possível e viável, legalmente, seja feito em prol da associação dos apicultores, a fim de que possam eles aumentar a quantidade de caixas de abelhas e produzir mel de qualidade, tendo um selo local, estadual e nacional para poderem vender o produto em todo o Brasil”, concluiu o prefeito.
Fonte: Assessoria