Ele anunciou a novidade no concurso que escolheu o prato típico de Dois Vizinhos.
Foto: Arquivo Educadora DV
1028
O turismo tem ganhando destaque em todos os municípios do Sudoeste do Paraná. Verê, por exemplo, através do Thermas Águas do Verê e suas belezas naturais, tem investido cada vez mais em atrair visitantes para a cidade, o que gera renda e empregos. Capanema também investiu no turismo ecológico, com exploração de ilhas, trilhas e cachoeiras, dentro do Parque Nacional do Iguaçu.
Agora, Dois Vizinhos, através do Plano Dois Vizinhos 2030, começou a dar atenção para o tema, efetivamente, no ano passado, com a elaboração do inventário turístico da cidade, numa parceria entre Associação Empresarial de Dois Vizinhos (ACEDV/CDL) e prefeitura. Em 2021, as entidades criaram e testaram o primeiro roteiro turístico que contou com café da manhã no Hotel Lago Dourado, visitas ao museu do Toninho, o Zoológico da Unisep e Orquidário Samuca, almoço na Cantina do Gury, passeio pelo centro da cidade com parada para compras na Feira de Artesanato, Lago da Paz e Gruta Nossa Senhora da Lurdes, além de um tour pelo campus da UTFPR e Parque de Exposições, visitaram o moinho e cascatas do Paladini, com direito ao café colonial da tarde e encerraram o dia com a vista do pôr do sol do Lago Dourado.
Na última semana, aconteceu o concurso que escolheu o prato típico à base de frango de Dois Vizinhos que será inserido no menu dos restaurantes da cidade, com objetivo de criar de fortalecer o turismo gastronômico. A vencedora foi Priscila da Silva Martins, que criou uma releitura do Porco à Paraguaia que foi chamado de Frango à Dois Vizinhos.
Diante da forte demanda na área, o prefeito Carlinhos Turatto (PP) anunciou, durante seu discurso no Concurso do Prato Típico de Dois Vizinhos, que pretende criar no próximo ano a Secretaria de Turismo. “Tivemos a grata satisfação do prefeito ter anunciado em primeira mão, a partir do ano que vem, a criação da Secretaria de Turismo. É um ponto forte e, com certeza, estamos num processo de elevação do setor no município e não vai parar tão cedo”, disse Flávio Galeazzi, diretor do departamento de turismo.
Natal
Dois Vizinhos também vai investir mais de R$ 1 milhão no Natal Iluminado, onde foi criada uma associação para comandar os preparativos e grande parte do valor será investido por empresas privadas, além de estatais como a Copel e Sanepar. O objetivo é, com as atrações natalinas, atrair turistas de toda a região como fizeram Pato Branco e Francisco Beltrão.
Fonte: Portal Educadora