Prefeitura quer credenciar Pronto Atendimento junto ao Ministério da Saúde

Credenciamento como UPA garantirá até R$ 200 mil mensais.

Image
  • 23 de Agosto de 2021
  • Foto: Wellington Basso/ Portal Educadora

  • 676

Nesta segunda-feira (23), durante a visita do líder do governo Bolsonaro na Câmara e ex-ministro da saúde, Ricardo Barros (PP) em Dois Vizinhos, as lideranças discutiram o credenciamento do Pronto Atendimento 24 horas, que foi inaugurado na semana passada, chamado de Centro Médico Janino Mattos Hablich, no Bairro Sagrada Família, como uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) junto ao Ministério da Saúde.

“Os assessores do deputado Ricardo Barros nos orientaram a credenciar o Pronto Atendimento (PA) nosso como uma UPA para vir recursos federais. Podemos receber até R$ 200 mil por mês se fizermos isso. A partir da semana que vem, vamos enviar os ofícios para o Ministério da Saúde solicitando o credenciamento”, destacou a secretária de saúde, Claudete Meurer.

“Hoje tudo o que é investido lá, é recurso do município”, explicou a secretária..

O prédio foi construído para ser a UPA de Dois Vizinhos, mas na época a então Administração Municipal explicou que o projeto seria inviável porque o Governo Federal havia reduzido o valor que seria repassado ao municipio e optou-se por tornar o local um Centro Médico de Especialidades Regional (CIEM). A atual Administração, inaugurou neste ano no local um Hospital de Campanha para atendimento de pacientes com Covid-19 e depois, com a queda dos casos, o prédio passou a atender como Pronto Atendimento 24 horas para casos de urgência e Emergencia, deixando o hospital Pró-Vida apenas para internamentos, partos e traumas.

Se o credenciamento for aprovado, outros municípios da região serão atendidos em Dois Vizinhos. “Já era para ser a UPA da região, atendendo de cinco a sete municípios mais próximos. A gente credenciando como UPA, automaticamente os municípios da região vão ser atendidos também”, enfatizou.

Ricardo Barros foi recebido pelo prefeito Carlinhos Turatto (PP), o vice Nery Maria, secretários e lideranças regionais no Restaurante da Sociedade Rural Vale do Iguaçu, no Parque de Exposições. Ele estava acompanhado da sua esposa e ex-governadora, Cida Borghetti, que atualmente é conselheira da Itaipu Binacional.

Fonte: Portal Educadora