PM tem aplicativo para denúncias de Perturbação ao Sossego

Reclamações crescem, mas a maioria dos denunciantes decide não representar.

Image
  • 25 de Agosto de 2021
  • Foto: PM

  • 1149

Reclamações de denúncias de Perturbação ao Sossego crescem cada vez mais em Dois Vizinhos e região, em comparação ao mesmo período do ano passado. O total de casos em 2020, está sendo atingido neste mês de agosto de 2021, com aproximadamente 3 mil registros de reclamações. A preocupação das autoridades policiais e comunitárias está no fato de que a maioria dessas denúncias não levará a nenhuma punição por falta de representação de quem se sente lesado.

O presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Dois Vizinhos, CONSEG DV, Willian Benini, diz que a população precisa entender que uma denúncia ganha peso quando o prejudicado segue se representando. “As vezes a pessoa passa a informação ao 190, mas depois não quer se comprometer, até para não causar indisposição com quem está sendo denunciado.” De acordo com Benini, somente as denúncias com o efetivo Registro Policial pela vítima, terão as devidas punições.

O Comandante da 2ª Companhia da Policia Militar de Dois Vizinhos, Capitão Mario Emilio Nicolau, explica que a população já conta com um aplicativo para celulares, desenvolvido pela Celepar, que permite fazer denúncias e também anexar imagens e vídeos como prova dos atos de perturbação. O app se chama “Emergência 190”. Essa ferramenta facilita o trabalho não apenas da Policia Militar, mas também da justiça para que acessem as informações e possam concluir investigações e condenações. 

O Comando da PM já está elaborando um mapeamento com geolocalização para levantar os locais com maiores denúncias de algazarra e Perturbação ao Sossego Alheio. O Comandante Mario Emilio Nicolau disse que a fiscalização está mais intensa na cidade e nas comunidades da região. “A gente adverte e orienta os proprietários de casas noturnas ilegais, que permitem aglomeração e som alto, terão suas autuações devidas”, disse Capitão Mario.

O vice-presidente do CONSEG, Pedro de Jesus Colaço, com anos de experiência no setor de segurança pública, também alerta sobre a importância da representação em casos de Perturbação ao Sossego alheio e como o registro de imagens com prova. “Os indivíduos que soltam bomba ou rojão de madrugada, que promovem festa com gritaria, som alto e cantada de pneus devem ser denunciados com a comprovação desses aplicativos. Comprovar as ocorrências da madrugada agilizam as punições”. O Ministério Público pode usar as imagens e provas anexadas no ato da denuncia como subsidio para a ação penal.

Fonte: Portal Educadora