Escolas estaduais de Dois Vizinhos estão atendendo 60% dos alunos

Expectativa é de mais alunos em salas de aulas nas próximas semanas.

Image
  • 26 de Agosto de 2021
  • Foto: Portal Educadora

  • 607

As escolas estaduais de Dois Vizinhos estão atendendo com 60% de suas capacidades de forma presencial. Os alunos não são obrigados a aderirem ao modelo presencial, podem optar por receberem as aulas online, mas a adesão desde o retorno às salas é muito boa em todos os municípios do Núcleo Regional de Educação de Dois Vizinhos. “Já estamos com 60% da nossa capacidade de alunos frequentando normalmente as salas de aula nas 32 escolas jurisdicionadas ao Núcleo dos sete municípios (Boa Esperança do Iguaçu, Cruzeiro do Iguaçu, Nova Esperança do Sudoeste, Nova Prata do Iguaçu, Salto do Lontra, São Jorge D’Oeste e Dois Vizinhos)”, ressaltou o chefe do Núcleo, Dírsio Ferreira da Silva.

Ele explicou que todos os estabelecimentos estão seguindo os protocolos para evitar a propagação do Coronavírus. “As escolas estão cumprindo todas as normas do protocolo de biossegurança, como mediação da temperatura, uso de máscara, distanciamento social dentro da sala de aula de 1 metro e álcool em gel em todos os espaços da escola para o uso dos estudantes”, disse.

COLÉGIOS INTEGRAIS

Dois Vizinhos possui dois colégios estaduais que atendem de forma integral. O chefe do Núcleo explicou como estão os atendimentos nestas unidades. “O Colégio José de Anchieta, que fica no Jardim da Colina, já está atendendo todos os alunos no sistema presencial, pela metragem das salas, levando em conta 1 metro de distanciamento, está conseguindo atender todos os alunos em sala de aula. O Colégio Monteiro Lobato está atendendo em torno de 60% dos alunos presencialmente, mas na próxima semana vamos aumentar”, destacou.

CÍVICO MILITAR

O Colégio Estadual Cívico Militar Vínicius de Moraes também está com a maioria dos alunos presentes nas salas de aula. “Com relação ao Colégio Cívico Militar, já está funcionando. Essa semana já estão trabalhando com 55% dos alunos presencialmente. Há possibilidade na semana que vem de chegar a 70% no presencial. Existia uma resolução que exigia 1,5 metros de distancia entre os alunos e ela foi alterada recentemente para 1 metro, por isso, vamos aumentar para as próximas semanas o número de alunos em sala de aula”, explicou Dírsio.

CUIDADOS

No dia 10 de agosto, a Secretaria Estadual da Saúde estabeleceu que publicou a resolução 735/2021 que vale para todas as instituições de ensino, público ou privadas, do Paraná, incluindo as de nível superior. “As salas de aula devem ser reorganizadas a fim de atender o afastamento físico mínimo de 1 metro (um metro) entre os alunos e entre esses e os professores”, diz o texto no § 2º do Art.41.

Entre os protocolos sanitários, as escolas precisam disponibilizar recursos e insumos para higiene de mãos, como água corrente, sabonete líquido, papel toalha e/ou álcool gel 70%, posicionados em locais estratégicos e de fácil acesso, principalmente pontos com maior circulação de pessoas, como: salas de aula, salas de apoio, laboratórios, portas de acesso principal, corredores, entre outros.

A higiene de mãos deve ser realizada com água e sabonete líquido por pelo menos 20 segundos ou uso de álcool a 70%. Além disso, o uso de máscara é obrigatório.

Fonte: Portal Educadora