Até final de agosto, foram 174 incêndios na microrregião.
Foto: Assessoria
1211
O Comando do Corpo de Bombeiros de Dois Vizinhos alerta que o número de focos de incêndio em matas e vegetação nesse ano de 2021 já está próximo dos registros do ano passado. Em 2020 foram 225 chamadas para combate às chamas nos sete municípios que a corporação de Dois Vizinhos atende. Até dia 31 de agosto de 2021 esse número já está em 174 casos nas cidades de Verê, São Jorge do Oeste, Santa Izabel do Oeste, Santo do Lontra, Nova Prata do Iguaçu, Nova Esperança do Sudoeste, Cruzeiro do Iguaçu, Boa Esperança do Iguaçu e Dois Vizinhos.
O 1º Tenente do Corpo de Bombeiros de Dois Vizinhos, Ricardo Doum Fornalski Tavares comenta que a preocupação sobre o aumento de queimadas na região deve ser de toda a comunidade. O período de estiagem, pós geada e clima seco acabam fazendo com que qualquer foco de incendo, por menor que seja, se torne algo perigoso. “O hábito das queimadas para eliminar lixo e vegetação deve ser suspenso para a segurança de todos”, disse o tenente.
O Corpo de Bombeiros pede que as pessoas procurem destinar o lixo de forma correta principalmente para eliminar as queimadas nessa época do ano.
Combate às chamas
O Tenente Tavares ainda pediu que a comunidade não se coloque em risco e acionem o Corpo de Bombeiros pelo 193. “Em caso de se deparar com uma queimada fora de controle, é preciso ser ágil em avisar o Corpo de Bombeiros e atenção! Evitar se envolver fisicamente”, disse.
Ele explicou que a população tem se colocado em risco ao esperar o tempo de deslocamento da brigada de combate ao fogo. “As pessoas tentam fazer o combate e só depois que o fogo foge do controle acionam o Corpo de Bombeiros”, destacou. Segundo ele, “o ideal é acionar o bombeiro o quanto antes. Passar o endereço de forma bem clara e manter a calma”.
Fonte: Portal Educadora