No próximo sábado (18) será realizado no auditório do Zoológico da Unisep de Dois Vizinhos o primeiro curso de criação de abelhas sem ferrão. O evento acontecerá das 8h ao meio dia e das 13h às 17h de forma presencial. As inscrições podem ser feitas na secretaria da Unisep.

O palestrante será o sócio proprietário do meliponário Minotto e Calegari de Verê, Fábio Calegari. “No dia 18/09 a partir das 8 horas da manhã estaremos ministrando o primeiro curso para iniciantes em criação de abelhas sem ferrão, na cidade de Dois Vizinhos. O curso será nas dependências da Unisep, com valor de R$50 por pessoa. Mais informações e inscrições diretamente na Unisep pelo telefone 46 3581-5000. Espero todos vocês! Venham conhecer o incrível mundo das abelhas sem ferrão”, disse o palestrante.

Mandaçaia, jataí e as mirins. A meliponicultura de abelhas sem ferrão tem ganhado cada vez mais adeptos. Cada espécie tem suas especificidades, por isso é preciso conhecer as técnicas de manejo. Por serem dóceis e de fácil manejo, cada vez mais produtores tem utilizado abelhas sem ferrão como uma renda extra.

Os motivos são muitos e vão desde a produção de mel, delicioso e muito utilizado para fins terapêuticos, produção de própolis, geoprópolis, pólen e cera, multiplicação e venda de colônias até para fins de educação ambiental ou, simplesmente, passatempo.

O Brasil possui mais de 250 espécies catalogadas de abelhas sem ferrão.

Fonte: Portal Educadora

Últimas Notícias