De 18 a 25 de setembro     acontece a Semana Nacional do Trânsito com o tema “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”, definido pelo CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito.

Em Dois Vizinhos, as ações de conscientização serão realizadas pelo CMUTRAN – Conselho Municipal de Trânsito, colegiado que foi formado neste ano envolvendo Prefeitura, através do Deptran, secretária de planejamento e assessoria jurídica, Ciretran, Policia Militar, Conselho Municipal de Segurança, Câmara de Vereadores e representantes da comunidade.

Entre as diversas ações que serão desenvolvidas, o foco principal está na conscientização aos entregadores de delivery. “Dentro do nosso trabalho, vão ser feitas visitas para as empresas, principalmente, as que têm o delivery e que os motoboys vão entregar alimentos, diversos tipos de entrega, porque esse pessoal, realmente, a gente encontra no dia a dia, eles ultrapassam pela direita, pela esquerda, aceleram, não são todos, mas um bom número acaba infringindo as leis de trânsito pensando em ganhar um pouco a mais, na correria, para fazer mais entregas, muitas vezes, acaba sofrendo acidente e vai ter muito mais prejuízo do que se fizesse a coisa certa”, disse Nilton de Almeida, secretário de planejamento.

Essa conscientização também será desenvolvida nas escolas. “Vamos começar também esse trabalho com as crianças porque lá na frente teremos um trabalho muito positivo”, destacou Nilton.

A grande maioria dos acidentes que ocorrem no perímetro urbano com vítimas envolvem motociclistas. Também há muitas reclamações da população com relação ao barulho do cano de escape de algumas motocicletas. Jovens costumam alterar o cano para fazer mais barulho e acabam atrapalhando o sossego de crianças, idosos e a população em geral. Este assunto foi tema de uma reunião do CMUTRAN no inicio do último mês e o comandante da 2ª Cia da Polícia Militar, capitão Mário Emilio Nicolau, prometeu intensificar a fiscalização de motocicletas. Em três semanas de operação, já houve resultado positivo. “Todas as sextas e sábados intensificamos, trazemos mais equipes para aumentar ainda mais o poder fiscalizatório por parte do Estado e essa fiscalização resultou em várias notificações e apreensões de motocicletas e também algumas pessoas também foram encaminhadas para a delegacia referente a crimes de trânsito”, explicou o capitão.

Instituída pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro) em 1997, a Semana Nacional de Trânsito promove por meio da conscientização de condutores, ciclistas e pedestres, um trânsito mais seguro. O Brasil é um dos países com mais acidentes de trânsito, onde morrem por ano aproximadamente 40 mil pessoas.

De acordo com a Seguradora Líder, responsável pelo Seguro DPVAT em 2020, apesar das motocicletas representarem apenas 27% da frota nacional, 77% dos acidentes com vítimas indenizadas são motociclistas, a maioria jovens entre 18 e 34 anos.

Fonte: Portal Educadora

Últimas Notícias