O Pix revolucionou a forma de transferências bancárias e está sendo utilizado por grande parte da população e também das empresas. Com apenas uma chave que pode ser CPF/CNPJ, Celular ou e-mail, a transferência é feita em segundos. Porém, alguns golpistas estão se aproveitando da opção de agendamento do Pix para enganar comerciantes.

O golpista vai até a empresa para fazer uma compra e na hora de pagar, opta pelo Pix, porém ao invés de realizar a transferência instantânea, ele utiliza o agendamento e mostra o comprovante para o comerciante como se a transferência já tivesse sido efetuada. Quando sai da loja, o golpista cancela a transferência e o comerciante fica com o prejuízo.

A prática tem acontecido em vários municípios e em Dois Vizinhos alguns empresários já relataram terem sido vítimas. A orientação é sempre verificar as informações do comprovante de transferência quando ela é realizada e quando possível, conferir também se o dinheiro realmente caiu na conta. Caso o comerciante tenha sido vítima do golpe, deve-se procurar as autoridades policiais para registrar um boletim de ocorrência.

Fonte: Portal Educadora

Últimas Notícias