“Onda de clonagens” está acontecendo no Sudoeste.
Imagem ilustrativa.
663
Uma ‘onda’ de clonagens de Whatsapp tem sido registrada na região Sudoeste do Paraná. Na verdade, os golpistas utilizam outro número, mas pegam a foto do perfil e se passam pela pessoa para pedir dinheiro.
Após ter a foto do Whatsapp copiada, o golpista chama os contatos da vítima e, se passando por ela, diz que mudou de número. Na sequência, pede um valor em dinheiro alegando que teve problemas ao acessar sua conta bancária porque está com um celular novo.
Mas como os meliantes conseguem os contatos da vítima? São três possibilidades: A primeira é através de um banco de dados criado por eles, já que a partir do momento em que eles têm o seu nome, é possível acessar redes sociais e procurar contatos de pessoas próximas. A segunda possibilidade é adquirir os dados da pessoa em sites ilegais, pois é bastante comum o vazamento de informações pessoas em sites de bancos, instituições públicas ou aplicativos. Mas também existe a possibilidade de os meliantes terem tido acesso aos contatos do Whatsapp da pessoa para quem eles estão pedindo dinheiro e copiam as informações de pessoas próximas para poder engana-lo.
A orientação é ir nas configurações do aplicativo, em privacidade e permitir que apenas contatos possam visualizar sua foto de perfil. É importante confirmar a identidade da pessoa que está lhe pedindo dinheiro, fazendo uma ligação diretamente para ela ou conversando pessoalmente. Caso alguém esteja se passando por você, formalize uma denúncia por e-mail, através do support@whatsapp.com e depois informe seus amigos e familiares. Faça também um boletim de ocorrência e entregue as provas na delegacia.
Fonte: Portal Educadora