Dado foi repassado pela Dra. Divângela Précoma Moreira Kuligowski, juíza da vara cível, em reunião na última semana.
Foto: Assessoria
561
Na última semana, aconteceu uma reunião, no tribunal do júri do Fórum de Dois Vizinhos, com representantes dos municípios que compõem a comarca (Boa Esperança, Cruzeiro do Iguaçu, Dois Vizinhos e Verê). O assunto em debate foi a violência doméstica. O encontro foi pensado pela juíza da vara cível Dra. Divângela Précoma Moreira Kuligowski e organizado pelo Conselho da Comunidade da Comarca de Dois Vizinhos em parceria com a equipe do Núcleo Maria da Penha (Numape) de Dois Vizinhos.
Em sua fala, na abertura, a juíza destacou e agradeceu a presença de todos e registrou ainda que, 70% das ações em curso no Judiciário de Dois Vizinhos são em virtude de violência doméstica ou correlacionadas.
A Dra. Vanessa Pinto Maia de Medeiros, promotora substituta da comarca de Dois Vizinhos, enalteceu o papel da comunidade nas situações de violência doméstica, principalmente, nas denúncias. Ela também alertou para os graves índices desse tipo de crime.
A professora da Unioeste de Francisco Beltrão, Sônia Maria dos Santos Marques, mentora do Numape e as profissionais do núcleo, a psicóloga Chaiane Ferreira de Souza e a advogada Luiza Carla Beal falaram sobre as ações do núcleo e as cinco formas de violência que atingem as mulheres mulher. Além de orientar os participantes sobre os atendimentos e as rotinas do Núcleo de Francisco Beltrão e Dois Vizinhos. Também participaram do evento o comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar de dois Vizinhos, capitão Mário Emílio Nicolau e membros da equipe, além do delegado Dr. Joselito Teixeira dos Santos.
Fonte: Portal Educadora com Assessoria de Boa Esperança do Iguaçu