Outubro Rosa: exames gratuitos auxiliam na detecção de cânceres

Em Dois Vizinhos, 10% dos homens e 3% das mulheres que fizeram exames nos anos anteriores diagnosticaram a doença.

Image
  • 01 de Outubro de 2021
  • Foto: Assessoria

  • 603

Na próxima semana, a Associação das Mulheres de Dois Vizinhos – Rede de Combate ao Câncer (Amedv-RCC), em parceria com a Secretaria de Saúde, vai oferecer diversos serviços e exames gratuitamente dentro da programação do Outubro Rosa. As ações acontecem na Paróquia Imaculada Conceição (Centro Sul).

Serão oferecidos exames preventivos, mamografias, ultrassom, além de atendimetnos de dentistas, nutricionistas, reiki e serviços de beleza e estética. “Teremos profissionais de saúde que vão nos auxiliar durante toda a semana. São diversos especialistas que vão trabalhar. Vamos oferecer exames de mamografia, inclusive para homens porque homem também desenvolve o câncer de mama, teremos outros exames, preventivos, o auxílio dos profissionais de odontologia, nutrição, de beleza, uma semana para trabalhar toda a parte da saúde”, diz Jeferson Thiago Vieira, vice-presidente da Amedv-RCC.

A presidente da Amedv-RCC, Sirlei Freitas Talau, detectou um câncer de mama em um Outubro Rosa. Ela destacou a importância da campanha. “Quero fazer uma pelo a todos que participem, agendem, previnam a doença. Nas outras vezes que fizemos esse trabalho, em 10% dos homens foram detectados câncer e em 3% das mulheres”, convida.

Se qualquer alteração nos exames for diagnosticada durante a semana, o paciente será encaminhado para os médicos especialistas. Jaqueline de Almeida, enfermeira da secretaria de saúde, falou sobre os atendimentos que serão oferecidos. “Teremos os testes rápidos para detecção de várias doenças, seja hepatite B, hepatite C, HIV, sífilis, com resultado saindo em 15 minutos e, se der positivo, já fazemos os futuros encaminhamentos necessários. Também vamos oferecer dois exames que são fundamentais para as mulheres: a ultrassom para mulheres de 35 a 40 anos para que pode ser feito onde mais ocorre o câncer, a média maior, e dos 40 aos 64 anos será solicitada a mamografia”, disse.

Quatro profissionais de nutrição também estarão à disposição da população. “Vamos fazer avaliações nutricionais, orientações sobre alimentação porque é muito importante na prevenção do câncer. Consumo de frutas, verduras, legumes, alimentos integrais, diminuição dos ultra processados, carnes vermelhas, tudo isso influi, além dos hábitos saudáveis de atividades físicas, manter a questão do peso controlado, tudo isso é importante não so para o câncer de mama e de útero, mas para todos os tipos da doença.

Fonte: Portal Educadora