Com isso, unidade passa a atender também os municípios vizinhos.
Foto: Portal Educadora
1309
A saúde de Dois Vizinhos terá mais uma mudança significativa nos próximos dias. O Pronto Atendimento Janino Mattos Hablich, que foi instalado em agosto, vai se tornar Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Diante disso, o espaço vai passar a atender toda a microrregião em casos de urgência e emergência. “Já foi aceito pelo Ministério da Saúde e estamos aguardando a assinatura para conseguirmos abrir como UPA e, com isso, atenderemos os cinco municípios ao redor com toda a estrutura”, explica Claudete Meurer, secretária de saúde.
Histórico
A obra da UPA começou a ser edificada em 2013, com um investimento de R$ 2,8 milhões do Governo Federal. Depois de pronta, por mudanças do Governo Federal, a estrutura ficou ociosa até se tornar o Centro Integrado de Especialidades Microrregional em 2019, que atendeu pacientes através do Sistema Único de Saúde (SUS) com agendamento prévio. Em 2021, no dia 7 de junho, a administração municipal inaugurou no espaço um Hospital de Campanha voltado para atendimento de pacientes com coronavírus: foram 108 pacientes no período de funcionamento, sendo que apenas cinco foram transferidos e dois foram a óbito.
Depois disso, já com os casos de coronavírus em queda, optou-se em transformar o local em um Pronto Atendimento 24h Janino Mattos Hablich já no mês de agosto. “Vale explicar que, durante o dia, a porta de entrada sempre é o posto de saúde. Nós temos médicos, 40h semanais, para atender toda a população nas patologias crônicas, seja hipertensão, diabetes, enfim, a rotina. Urgência e emergência serão atendidas no Pronto Atendimento. A pessoa pode se dirigir pra cá ou se quiser passar no posto, pega o encaminhamento. No Pró-Vida, serão encaminhados os pacientes com traumas, vindos do Samu, além das grávidas. Vamos atender toda a população com critério de urgência e emergência”, explicou Claudete.
Mesmo se tornando UPA, não será alterado a sistemática de atendimento, apenas será absorvido os municípios da microrregião.
Fonte: Portal Educadora