Setores de metalmecânica e tecnologia da informação sofrem com falta de mão de obra, assim com as indústrias que precisam de profissionais para linha de produção.
Foto: Assessoria
4143
A Agência do Trabalhador iniciou a quinta-feira, 14, oferecendo vagas para 25 segmentos diferentes. As colocações exigem todos os níveis de formação e muitos candidatos estão esbarrando na falta de capacitação. “Eu tenho empresa no setor de metalmecânica e não conseguimos encontrar soldador ou mecânicos, por exemplo. Esse é um assunto que está afetando toda a região e, por isso, vamos buscar capacitar os trabalhadores que não são profissionais para colocá-los no mercado de trabalho”, resumiu Everaldo Santini, secretário de desenvolvimento econômico.
Ele destacou que os ramos de confecções, tecnologia da informação e as indústrias, que estão precisando de auxiliares de produção, também estão com muitas vagas disponíveis.
Curso de costura
Uma das ações que está em andamento, em parceria com a assistência social, é o curso de costura. “Até final do ano queremos capacitar 100 costureiras e, pode ter certeza, que elas já saem empregadas, só depende delas. Temos várias facções de pequeno e médio porte aqui que precisam contratar. Estamos um pouco atrasados, por isso, vamos investir em capacitação que é uma prioridade do município”, relata Marcelo Velasco, diretor da Agência do Trabalhador. Quem quiser participar do curso gratuito basta se inscrever na secretaria de ação social (na Rua Castro Alves, 165).
Ele destacou outras vagas que estão abertas. “Temos outras 24 vagas de empregos em diferentes profissões (ver no box), coisas que antigamente só se falava em linha de produção ou para granjas. A BRF tem mais de 40 vagas que foram colocadas para intermediação na agência, a Vibra está vindo contratar aqui também. No dia 27, tem entrevista para a Pluma com 36 vagas abertas, desde granja, auxiliar administrativo, programador. A Latreille vai precisar de costureiras, temos uma gama de empregos e precisamos de pessoas. Precisamos de garçons, maître, sommelier, churrasqueiros, cozinheiros e auxiliares de cozinha também. Pedimos para que todos que precisam de empregos se dirijam até Agência do Trabalhador, faça o cadastro, a gente retorna, liga para o pessoal para vir fazer as entrevistas. Temos empregos”, completa.
Gente de fora
O diretor da agência do trabalhador falou sobre a movimentação das empresas em buscar profissionais em outras cidades. “Essa realidade que temos de empresas buscarem funcionários em Beltrão, também acontece do outro lado, onde fornecemos funcionários para a Vibra em Itapejara do Oeste. É uma realidade de todos os municípios”, completa. O diretor da agência do trabalhador motivou pessoas de fora a buscarem melhorar de vida em Dois Vizinhos. “Nós temos uma grande cidade, com qualidade de vida, moradias de qualidade e muitas oportunidades”, resumiu. Todo suporte da agência do trabalhador é gratuito, seja para empresário ou para trabalhadores. “A agência é o termômetro para oferecermos cursos, por isso, utilizem os nossos serviços”, conclui.
Vagas
Nesta quinta-feira, 14, a Agência do Trabalhador estava com as seguintes vagas: almoxarife, farmacêutico, pedreiro, repositor de mercadorias, açougueiro, garçom, auxiliar de cozinha, churrasqueiro, motorista para funerária (necessário CNH D e disponibilidade de horários), montador de móveis (com experiência e CNH B), vendedor para loja de móveis, marmorista (com experiência), auxiliar de marmoraria (com experiência na área de construção civil), costureira (jornada de segunda a sexta – empresa oferece transporte), auxiliar de mecânico industrial (ter noção na área), mecânico industrial, auxiliar de lavanderia industrial (disponibilidade para trabalhar em turnos), instalador de cortinas (experiência com medidas e ferramentas – ter CNH B), serralheiro para metalúrgica, vidraceiro, mecânico para tratores, estoquista, estofador/tapeceiro e servente de limpeza. Além disso, nesta sexta-feira, 15, tem entrevista, a partir das 8h30 para auxiliar de produção na empresa Vibra (Itapejara do Oeste) e no dia 27 de outubro entrevistas para 30 vagas na Pluma.
Fonte: Jornal de Beltrão