O Ad Gentes ferramenta foi pensada para criar uma rede para conhecer, visibilizar e interagir com os missionários da Igreja.
Foto: Assessoria
337
Em uma noite de festa, as emissoras de inspiração católica apresentaram nesta quarta, 20, a cerimônia de entrega dos Prêmios de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). As Pontifícias Obras Missionárias (POM) receberam o prêmio Dom Luciano Mendes de Almeida como melhor aplicativo com o Ad Gentes, que foi desenvolvido pela empresa ServoFiel, de Dois Vizinhos.
Pe. Maurício Jardim, diretor das POM, lembrou que os missionários e missionárias são um patrimônio da Igreja. “As POM, com apoio da ServoFiel, desenvolveram o aplicativo Missionário Ad Gentes com intencionalidade de criar uma rede para conhecer, visibilizar e interagir com os missionários e missionárias que atuam em diferentes realidades dentro e fora do Brasil. O testemunho à causa missionária de tantas pessoas são um grande patrimônio da Igreja Católica que desperta a necessidade de sermos uma Igreja em saída, em permanente estado de missão. A Igreja é missão. A vida é missão. Jesus Cristo é missão”, disse.
Wesley Gomes, responsável pelo design, destaca que houve um planejamento de ações que buscou aproximar o aplicativo do usuário. “Buscamos tornar o aplicativo visualmente interessante, sempre pensando em comunhão com a facilidade do uso, já que a intenção é que ele seja usado por diversas pessoas e em situações diferentes, seja quem está em missão ou quem retornou da missão e gostaria de registrar seus relatos. Tivemos o cuidado em tentar explicar, logo nas telas de abertura, como fazer o cadastro e as funcionalidades, fazendo uso de cores para cada situação e ícones reconhecíveis para que o aplicativo se torne mais intuitivo e o público consiga navegar com facilidade contando um pouco sobre suas experiências em missão”, lembrou.
Rosangela Nonemacher, diretora comercial da ServoFiel, agradeceu a oportunidade de desenvolver o projeto. “A ServoFiel nasceu para servir. Nosso DNA tecnológico se funde com nossa missão de impactar vidas, de apoiar a missão, tendo sempre em mente que todos nós batizados somos missionários. O projeto do Ad Gentes é para nós uma forma de devolver a Deus e à igreja um pouco do que recebemos dEle. Estamos muito felizes com a conquista do prêmio. No início, era apenas uma ideia do Pe. Maurício, à qual se juntaram, a nós da Servo Fiel e Sou Dizimista, também outros apoiadores, a empresa Curia On-Line e a Cresol. E hoje estamos aqui, celebrando essa conquista. Acreditamos que o projeto está só começando, pois é preciso mostrar a beleza e o impacto da missão no mundo”, estimou Rosangela.
Sobre o Aplicativo
Com acesso gratuito, o aplicativo oferece duas possibilidades de perfil aos usuários. A primeira é para quem está em missão além-fronteiras ou já viveu uma experiência sendo cristão leigo e leiga, consagrado e consagrada ou ministro ordenado. Ao se cadastrar e ter seu perfil validado pelas POM, o usuário pode relatar suas experiências de missão, postando fotos e textos no feed. O aplicativo oferece o serviço de geolocalização, indicando os locais em que são realizados projetos missionários em todo o mundo. A segunda possibilidade de perfil é para aqueles que não viveram uma experiência de missão e que desejam conhecer e interagir.
O prêmio
Os Prêmios de Comunicação da CNBB têm por objetivo estimular, fomentar e reconhecer as boas iniciativas de trabalho jornalístico e cultural provenientes de todo o país nas áreas do cinema, rádio, televisão, imprensa e internet, bem como do campo da pesquisa acadêmica em comunicação e iniciativas da Pastoral da Comunicação. O juri técnico foi conduzido pelos professores da Universidade Católica de Salvador (BA).
Fonte: Portal Educadora