A sede da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) recebeu, na última quinta-feira, 21, a visita do vice-governador Darci Piana e demais autoridades do governo do Estado, para uma reunião com prefeitos da região sobre os programas do governo paranaense voltados aos municípios. “O Sudoeste tem uma produção muito valiosa para o Paraná. E, eu vim acompanhado de pessoas que estavam na comitiva do governo do Estado que participou da Expo Dubai. Então, temos muitas novidades para os municípios nessa retomada econômica pós-pandemia”, declarou o vice-governador.

O encontro, organizado pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP), contou com a presença, também, de prefeitos, vereadores, empresários e lideranças regionais. O presidente da AMP e prefeito de Jesuítas, Junior Weiller foi uma das pessoas que viajou à Dubai na comitiva do governador Ratinho Junior: “fechamos muitos contratos, tanto para as empresas pública do Paraná, como para as cooperativas, algumas, inclusive, aqui do Sudoeste. E, a perspectiva é muito boa para o Paraná, sobretudo, na geração de renda e empregos aos paranaenses”.

O vice-presidente da Amsop e prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana ressaltou a importância do municipalismo para o desenvolvimento do Estado: “é nos municípios que as coisas acontecem, portanto, esse apoio, esse incentivo por parte do governo do Estado, é fundamental para que o Paraná se consolide nessa posição de destaque nacional”. Na área de Educação, o presidente do Consórcio Intermunicipal de Educação e Ensino do Paraná (Ciedepar), Edimar Santos apresentou a estrutura e possibilidades que a organização oferece aos municípios consorciados (são cinco na área de abrangência da Amsop: Boa Esperança do Iguaçu, Bom Sucesso do Sul, Clevelândia, Chopinzinho e Palmas).

Já o presidente da Invest Paraná (ligada a secretaria estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo), José Eduardo Bekin, afirmou que, com a missão do Estado à Dubai, “começamos a plantar a marca do Paraná no exterior”, e ainda, destacou a abertura de um escritório permanente na cidade emiradense, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). “Desde 2009, a Invest Paraná já fomentou mais de R$ 80 bilhões em investimentos no Paraná”, complementou Bekin.

Sobre o agronegócio, o secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara apresentou dados da produtividade paranaense, como, por exemplo, mais de 8 milhões de frangos abatidos por dia em todo o estado, área livre de febre aftosa, implantação de energia fotovoltaica nas propriedades rurais e, ainda, 80% das exportações do Paraná estarem ligadas ao agronegócio.

Representando o presidente da Amsop e prefeito de Bom Sucesso do Sul, Nilson Feversani – que tinha compromissos em Curitiba –, o prefeito de Santo Antônio do Sudoeste, Ricardo Ortiña salientou o apoio dado aos municípios pelo governo do Estado durante o período de pandemia, ampliando e equipando os equipamentos de saúde para atender a toda a demanda.

Estiveram presentes os prefeitos Américo Bellé (Capanema), Leila da Rocha (São Jorge do Oeste), Anderson Barreto (Coronel Vivida), Vilmar Schmoller (Itapejara D’Oeste), Paulo Horn (Sulina), Fátima Pegoraro (Manfrinópolis), Hélio Surdi (Bom Jesus do Sul), Eloir Lange (Pranchita), Paulo Pilati (Marmeleiro), Mario Paulek (Vitorino), Idalir Zanella (Renascença), Volmar Duarte (Salgado Filho), Leonir Gelhen (Cruzeiro do Iguaçu), Jorge Santin (Barracão), Jandir Bandiera (Coronel Domingos Soares), bem como, os vice-prefeitos, Antônio Pedron (Francisco Beltrão), Odilmara Freitas (Boa Esperança do Iguaçu) e Valdir Wiesenhutter (São João) e o presidente da Associação das Câmaras Municipais do Sudoeste do Paraná (Acamsop) e vereador de Itapejara D’Oeste, Marcus Vinicius Braz.

Fonte: Assessoria

Últimas Notícias