Dois Vizinhos e Francisco Beltrão foram finalistas do Prêmio Band Cidades Excelentes na categoria desenvolvimento socioeconômico para cidades de 30 mil a 100 mil habitantes, juntamente com Rolândia, que ficou com o prêmio.

Francisco Beltrão também foi finalista na categoria Geral e Saúde e Bem-Estar de 30 mil a 100 mil habitantes. Pato Branco foi finalista na categoria Infraestrutura e Mobilidade Urbana de 30 mil a 100 mil habitantes. Boa Esperança do Iguaçu foi finalista na categoria Saúde e Bem-Estar de até 30 mil habitantes. Bom Sucesso do Sul foi finalista em Educação até 30 mil habitantes. Já Laranjeiras do Sul venceu a categoria Saúde e Bem estar de 30 mil a 100 mil habitantes.

A premiação, realizada pela primeira vez neste ano, reconhece e incentiva propostas de gestão pública que procurem melhorar a qualidade de vida nos municípios. As cidades são premiadas em seis categorias: geral, eficiência fiscal, educação, saúde e bem-estar, infraestrutura e desenvolvimento socioeconômico.

Os vencedores da etapa estadual da edição 2021 foram revelados nesta quinta-feira (21), em cerimônia no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, promovido pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação em parceria com o Instituto Aquila.

João Evaristo Debiasi, secretário estadual da Comunicação Social e da Cultura, destacou que o prêmio reconhece os esforços dos gestores bem-sucedidos. “Ninguém mora em um país ou estado. A gente mora na rua, no bairro, no município. É na cidade que a vida efetivamente acontece. É hora de brindar e celebrar os gestores que, dentro de um espírito de serviço público pelo bem comum, se dispõem a entregar o melhor que têm de si para a sociedade”, ressaltou.

AVALIAÇÃO

Para indicar os finalistas, o Instituto Aquila avalia todos os 5.570 municípios brasileiros com indicadores específicos em cada categoria. João Carlos Saad, presidente do Grupo Bandeirantes, explicou que esta primeira edição do prêmio é resultado de 13 anos de planejamento e aperfeiçoamento da metodologia utilizada pelo instituto.

“Buscamos fazer o Oscar da gestão pública, procurando premiar quem melhor cuidou do seu município sob vários ângulos. Para isso, tivemos que buscar dados em todos os municípios brasileiros, padronizando e parametrizando as informações para poder comparar um serviço feito em uma cidade pequena com aquele de uma cidade grande”, ressaltou.

Fonte: Portal Educadora

Últimas Notícias