Espaço vai contar com o atendimento de quatro psicólogas, um psiquiatra e um médico especialista em saúde mental.
Foto: Portal Educadora
2142
Na manhã desta quarta-feira, 3, a prefeitura de Dois Vizinhos inaugurou o Ambulatório de Saúde Mental. O espaço está localizado na travessa Juvêncio Piana (próximo ao Posto Novo Milênio) e vai atender das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. A equipe conta com quatro psicólogas (Camila, Paloma, Andréia e Joana), além do médico psiquiatra Cícero José Bezerra Lima e do médico especialista em saúde mental Fernando Fabiane. Vale ressaltar que o primeiro atendimento ainda será realizado nas unidades de saúde dos bairros que farão o encaminhamento para o ambulatório.
A secretária de saúde, Claudete Meurer, destacou o esforço da equipe para a inauguração do espaço. “É uma grande alegria inaugurar esse ambulatório. Trabalhamos muito desde o início do ano e o mérito todo é da Francieli Tessaro, enfermeira, que conseguiu fazer os processos e trouxemos esse ambulatório para atender todas as pessoas que precisam de psicólogo e psiquiatra”, disse.
Francieli Tessaro, que vai coordenar o ambulatório, ficou emocionada no seu discurso. “Agradeço a oportunidade e me sinto emocionada porque hoje estou recebendo uma valorização dos meus gestores por um trabalho que fiz com muito carinho. O ambulatório vai atender pacientes em sofrimento psíquico, principalmente, no momento de pós-pandemia que temos muita gente com depressão ansiedade. Percebemos que aumentaram muitos os casos de suicídio ou tentativas, as mutilações, por isso, precisamos ouvir esse grito das pessoas e atender a todos com muito carinho”, disse. Aumentou muito suicídio, auto motivação, um grito em silêncio e o prefeito preza em cuidar da população com carinho”, relatou.
Elói Schlikmann representou o a 8ª regional de saúde e parabenizou a administração de Dois Vizinhos pelo trabalho realizado. “Inaugurar mais uma unidade para dar suporte emocional, é muito importante. A gente, que perdeu um ente querido recentemente, sabemos como é difícil superar e essa unidade é um amparo para a população”, resumiu.
O médico Dr. Cícero falou sobre a importância de se olhar para a saúde mental. “Esse espaço é um cartão de visita da saúde de Dois Vizinhos. Uma pesquisa americana dá conta de que 65 a 70% dos pacientes internados em hospitais são psiquiátricos. Quantos problemas você conseguiria resolver se olhasse para isso com mais carinho? Culturalmente, achamos que a psiquiatria é para loucos, mas, na realidade, é a saúde básica da nossa população. Priorizar a saúde mental é uma visão de uma administração”, elogia.
O prefeito Carlinhos Turatto (PP) fez vários agradecimentos e ressaltou a importância do projeto. “Esse espaço vai aliviar o sofrimento de muita gente. A pandemia mostrou que ninguém é melhor que ninguém. Morreu rico e pobre. Dinheiro não serviu pra nada e provamos que temos que ser mais humanos, justos, não adianta guardar ódio. Hoje inauguramos esse espaço para ouvir, conversar e dar dignidade para as pessoas.” Carlinhos ainda exaltou outras realizações da saúde. “Em seis meses, teremos mais cinco Unidades Básicas de Saúde. Estamos com 34 especialidades atendendo aqui e, se Deus quiser, até o fim do ano, o Hospital Pró-Vida sai do vermelho”, conclui.
Fonte: Portal Educadora