Evento aconteceu no Pesque e Pague do Cara e faz parte do projeto Dois Vizinhos 2030.
Foto: Assessoria
574
Na última semana, aconteceu o Seminário de Piscicultura em Dois Vizinhos. A ação foi pensada pelo grupo de vocações econômicas do agro do plano Dois Vizinhos 2030. O encontro foi realizado no Pesque Pague do Cara e contou com a participação de produtores rurais de toda a região, além de lideranças e gestores público-privados de entidades como o IDR, Seab, UTFPR-DV, secretaria da agricultura, Associação do Sudoeste de Produtores de Peixes (ASSUD), Acedv/CDL e acadêmicos.
O engenheiro agrônomo Rafael Cavalieri e o professor Dr. Nilson de Faria apresentaram, na sua fala, dados sobre gestão técnica e econômica para o segmento, com exemplos práticos de como a cultura pode ser viabilizada. Em seguida, Danilo Silvestre, veterinário da ASSUD destacou o planejamento da produção em uma propriedade e qual a estrutura necessária, quantidade de peixes por volume de água, mão de obra necessária, entre outras situações para melhorar a produção.
Já o professor Dr. Ricardo Yuji Sado, da UTFPR, abordou a importância de manter a qualidade da água como o grande diferencial. Ele falou também sobre a alimentação e nutrição, o manejo e o monitoramento adequados, atuando com prevenção para evitar patógenos. O professor ressaltou a necessidade de ter um ambiente dos açudes e o seu entorno com condições para uma boa produção de peixes e de ter equipamentos para o controle da temperatura, qualidade e do fluxo da água, dos aeradores, do cuidado diário com qualquer não conformidade percebida com esta produção de baixo da água.
Emídio Pereira, presidente da ASSUD, por sua vez, falou sobre o trabalho da assistência técnica e econômica mediante uma produção assistida aos produtores rurais de peixes atendidos pela associação. “Foi um evento importante, engrandecedor e de ótimos conteúdos. Trato como um marco e espero que seja o primeiro de muitos outros que serão realizados em prol dessa atividade econômica. Vejo que a piscicultura tem muito a crescer no Sudoeste, a exemplo do que ocorre na região Oeste”, destacou Sérgio Luiz Kuhn, professor da UTFPR e coordenador dos grupos técnicos do agronegócio e agricultura familiar na Acedv/CDL. Ele ressaltou que no primeiro trimestre de 2022 deve acontecer um ‘Dia de Campo de Piscicultura’ em Dois Vizinhos.
Fonte: Portal Educadora e Assessoria