Jazigos receberam com fitas amarelas e vermelhas, sinais de necessidade de manutenção e regularização do espaço.
Foto: Assessoria
1206
A administração municipal, através da secretaria de agricultura, vistoriou, nos últimos meses, todas os túmulos e capelas do Cemitério Norte para verificar assim as condições desses locais. O trabalho foi pensado para dar maior organização, limpeza, identificar os túmulos e abrir novos espaços no cemitério.
Alguns túmulos foram marcados com fita amarela o que significa que o local necessita de manutenção ou identificação com nome, data de nascimento e de falecimento. Caso não haja regularização dentro do prazo, o local receberá a fita vermelha, que demonstra caraterística de abandono ou ruínas. Nesses casos, os túmulos que não tiverem manifestação dos familiares ou responsáveis, a secretaria vai exumar os restos mortais que serão colocados em ossuários públicos comunitários. “Ainda não publicamos em Diário Oficial, por isso, o prazo ainda não está contando. Estamos terminando o levantamento, mas as famílias já podem se adiantar e resolver os problemas”, disse Júnior Ventura, secretário de agricultura.
Ele ressaltou que essa é uma medida que visa à recuperação ou restauração dos túmulos, ou, ao menos, para deixar esses locais com a aparência de jazigos, o que, além de demonstrar respeito aos entes queridos, cooperará para manter o ambiente organizado, limpo e com boa aparência. O procedimento está sendo executado apenas no Cemitério Norte, por ser o mais antigo e estar com sua estruturação menos organizada. “Nosso cemitério precisa de uma atenção especial, pois é um local santo onde muitos dos nossos entes queridos, amigos e conhecidos estão descansando. Neste local, há muitos espaços sem nenhuma identificação, pessoas enterradas no chão sem proteção, outros ainda com túmulos em ruínas, contendo fissuras sendo possível visualizar o interior do mesmo e outros ainda que estão totalmente abandonados sem sinal algum de cuidados”, finalizou.
O espaço conta com aproximadamente 2 mil sepulturas e, estima-se, que mais de 20 mil pessoas foram sepultadas ali. Todo o ambiente foi restruturado, com pinturas internas e externas, colocação de pedras britas em todo o interior, limpeza interna, reestruturação das calçadas, plantio de mais de 45 mudas de árvores no entorno, além de reforma da casinha do zelador. Banheiros públicos foram instalados, foi construído o ossuário municipal e câmeras de segurança foram instaladas para aumentar a segurança do cemitério.
O controle do cemitério é responsabilidade da secretaria de agricultura, tanto para construção, quanto para qualquer outro serviço que seja solicitado internamente. Para maiores informações, o munícipe deve entrar em contato com a secretaria que fica localizada na Avenida Salgado Filho, 161, ou pelo fone (46) 3536-5847, ou ainda com o zelador que atende junto ao mesmo, das 7h às 11h e das 14h às 18h. O horário de funcionamento dos dois cemitérios municipais, todos os dias é das 7h às 18h.
Fonte: Portal Educadora com Assessoria